Procon-SP entrega veículos para prefeituras e Procons conveniados de todas as regiões do interior

O Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria de Justiça e Cidadania, entregou hoje (17) 87 veículos destinados a prefeituras e Procons conveniados à instituição. Eles serão utilizados em múltiplas atividades como fiscalização, atendimento, orientação e pesquisas, dentre outras. “A entrega destes equipamentos cumpre o objetivo de promover e intensificar a municipalização da defesa do consumidor”, afirmou o diretor do Procon-SP, Wilton Ruas, durante o evento.

A cerimônia, seguida da entrega dos veículos que deixaram a sede do Procon-SP emplacados e licenciados, já a caminho de cada município beneficiado, contou com a presença de prefeitos, vereadores e demais autoridades, como o secretário-executivo da Justiça e Cidadania de São Paulo, Raul Christiano, que representou o secretário de estado da pasta, Fábio Prieto; do deputado federal, Celso Russomano – autor da emenda parlamentar que possibilitou a compra dos veículos –; do prefeito de Itaquaquecetuba, Eduardo Boigues Queroz, representando os demais prefeitos; além de vereadores e convidados.

“Estamos agora com mais condições para exercer a defesa do consumidor em nossos municípios, a partir da entrega destes veículos”, afirmou o prefeito de Itaquaquecetuba, que também destacou a importância do Código de Defesa do Consumidor, principalmente para as pessoas que menos têm recursos em todas as cidades.

Os veículos foram adquiridos por meio de convênio celebrado entre o Ministério da Justiça e Segurança Pública e a Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor Procon-SP, visando a modernização e ampliação da capacidade de atendimento e fiscalização dos Procons Municipais do Estado de São Paulo e o fortalecimento da política de proteção ao consumidor.

Os recursos, no valor de R$ 6.899.253,00 (seis milhões, oitocentos e noventa e nove mil, duzentos e cinquenta e três reais), foram obtidos em razão da Emenda Parlamentar 31600005 de autoria do deputado federal Celso Russomano. “Hoje, metade das minhas emendas são destinadas à área da saúde e a outra metade, à defesa do consumidor; deste modo, as instituições que fazem esse trabalho nos municípios ficam melhor estruturadas para atuar na defesa do cidadão”, afirmou o deputado.

Já o secretário-executivo da Justiça e Cidadania, Raul Christiano, enfatizou ser esta uma ação de respeito às pessoas, que representam o consumidor paulista. “As parcerias com os municípios e as emendas parlamentares contribuem para a melhoria dos serviços do Procon-SP em todo o Estado. O ato de hoje coroa a preocupação do governo e do parlamento com a melhoria das ferramentas necessárias para garantir a cidadania para todos. Essa é a orientação do secretário Fábio Prieto e do governador Tarcísio de Freitas”, concluiu.