CIC Campinas promove bate papo sobre “Privilegios e Preconceitos”

O Centro de Integração da Cidadania (CIC) Campinas realizou nesta quarta-feira (18) um bate papo com cinco jovens da comunidade sobre “Privilégios e Preconceito”, com o objetivo de fomentar reflexão sobre “Consciência Negra e Direitos Humanos” entre os moradores da região. 

Foram abordados os conceitos de privilégios, preconceito, direitos, igualdade e equidade com análise sobre o que pode ser feito para minimizar a desigualdade.

“Falamos sobre a participação da comunidade nos espaços de discussão para melhorias dos serviços públicos e políticas públicas que melhorem a qualidade de vida na região”, disse a diretora do CIC Campinas, Regina Rodrigues Espogino. “Ainda colocamos em discussão o quanto a participação do cidadão nesses espaços fortalece, agrega e melhora a realidade local e entorno, exercendo os seus direitos e deveres sociais, prescritos no artigo 6º da Constituição, que determina os direitos á educação, saúde, alimentação, trabalho, moradia, transporte, lazer, segurança, previdência social, proteção à maternidade, infância e, também à assistência aos desamparados”, explicou a diretora.

Ao final do bate papo os participantes receberam um kit com bolachas e bolos da Bauducco e kit higiene, com sabonete líquido para as mãos, da Natura, e shampoo da Johnson & Johnson.

A ação contou com a parceria do Coletivo Vida Nova.

O CIC

O Centro de Integração da Cidadania (CIC) é um programa da Secretaria da Justiça e Cidadania que tem como missão promover o exercício da cidadania por meio da participação popular e garantir formas alternativas de Justiça, tendo como objetivos o acesso à Justiça; a prestação de serviços gratuitos; a articulação e o fortalecimento de redes e ações comunitárias; e a educação para cidadania e direitos humanos.

O CIC possui 17 unidades na Capital, na Grande São Paulo, no litoral e no interior do estado, geralmente em regiões de grande vulnerabilidade social. Na capital são 8 unidades: CIC do Imigrante (Barra Funda), Leste (Itaim Paulista), Oeste (Jaraguá), Sul (Jardim São Luís), Norte (Jaçanã), Casa da Cidadania (Jabaquara), Feitiço da Vila (Valo Velho) e Grajaú. Na Grande São Paulo são 4 unidades: Guarulhos, Pirapora do Bom Jesus, Francisco Morato e Ferraz de Vasconcelos. No interior, o CIC possui unidades em Campinas, Jundiaí, Laranjal Paulista e Cajamar. Há, ainda, uma unidade no litoral, em São Vicente.

Governo do Estado de SP