Unidades do CRAVI realizam capacitação em Justiça Restaurativa
Os psicólogos e assistentes sociais do Centro de Referência e Apoio à Vítima (CRAVI), da capital e do interior, participaram nesta quarta-feira (22) de uma capacitação em Justiça Restaurativa, durante reunião geral realizada por meio de videoconferência.
Durante a apresentação, o coordenador geral do CRAVI, Bruno Fedri, ressaltou os pontos mais importantes da experiência obtida durante um seminário de Justiça Restaurativa realizado na cidade de Banff, no Canadá, em 2019. Na ocasião, representantes do CRAVI foram convidados pelo consulado canadense para integrarem a comitiva brasileira que acompanhou o evento.
“Também tivemos a oportunidade de realizar visitas em fóruns e em programas canadenses de apoio à vítima de violência, onde as práticas restaurativas são realizadas. A partir de então, avaliaremos as possibilidades de replicar essas práticas de acordo com nossa realidade.”, afirmou Bruno.
Após a capacitação, as unidades poderão avaliar com maior precisão os casos que poderão ser atendidos ou encaminhados para as técnicas restaurativas, incluindo a possibilidade de realizar um projeto piloto de atendimento em Justiça Restaurativa nos CRAVIs.
“A Justiça Restaurativa promove o protagonismo da vítima bem como as possibilidades de reparação do dano sofrido por meio de percursos não judicializados, onde o diálogo entre ofensor e vítima e demais representantes da comunidade são estimulados com o objetivo de chegar à restauração. Uma possibilidade de acesso à Justiça”, ressaltou o coordenador.