Secretaria da Justiça capacita profissionais do Metrô sobre direitos da população LGBT
O coordenador de Políticas para a Diversidade Sexual, da Secretaria da Justiça e Cidadania, Marcelo Gallego, proferiu palestra “Diversidade Mais Respeito” para 109 profissionais da Companhia do Metropolitano de São Paulo- Metrô. O evento ocorreu na quinta-feira (24) das 10h às 12h, no auditório da empresa, localizado na Rua Vergueiro 1.220.
Durante o encontro, o coordenador explicou que a Lei Estadual nº 10.948/01 pune administrativamente a discriminação por orientação sexual ou identidade de gênero. A Coordenação de Políticas para a Diversidade Sexual acolhe as denúncias de discriminação via Ouvidoria.
O coordenador ressaltou que muitas empresas são multadas por discriminação em razão da falta de treinamento dos funcionários sobre o tema. “O LGBT quer ser acolhido e tratado de forma respeitosa. Muitas vezes, as pessoas agem de forma preconceituosa por desconhecimento e essas capacitações propiciam o conhecimento, esclarecimento e a quebra de paradigmas”, pontuou.
O especialista também abordou a importância do respeito do uso do nome social pelas empresas. “Nome social é o nome pelo qual as travestis, as mulheres transexuais e os homens trans preferem ser chamados, refletindo a sua identidade de gênero. Se a pessoa tem na certidão de nascimento um nome masculino e quer ser chamado por um nome feminino, todos devem respeitar”, ressaltou.
Assessoria de Comunicação
Secretaria da Justiça e Cidadania
Email: justica@justica.sp.gov.br
Tel.: (11) 3291-2612