Alunos e professores do ensino médio da Escola Estadual Professor Renato de Arruda Penteado, do Jardim Carombé, zona norte de São Paulo, visitaram, nesta terça-feira (14), o Palácio dos Campos Elíseos, sede da Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC) do Estado de São Paulo. A atividade, coordenada pelo professor de sociologia e coordenador pedagógico, Kassiano Baptista, foi conduzida pelo secretário-executivo da Justiça e Cidadania, Raul Christiano.
Durante o encontro, o secretário apresentou as principais ações e programas da SJC, contou a história do Palácio dos Campos Elíseos, incluindo seu papel durante a Revolta Paulista de 1924, e explicou os planos do Governo de São Paulo para transformar o edifício na nova sede do futuro centro administrativo do Estado.
Os estudantes também foram recebidos por Maisa Costa, coordenadora-geral de Cidadania e Direitos Humanos (CGDH), e por Vitória Ramos, membro do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (CONDEPE). Ambas explicaram o funcionamento das coordenadorias da SJC voltadas à promoção e à proteção dos direitos humanos, como as áreas dedicadas aos povos indígenas, à população negra, à juventude e à diversidade sexual.
Ao longo da visita, o grupo também conheceu diferentes espaços do Palácio, como o salão nobre, a galeria dos ex-secretários e os gabinetes da Secretaria da Justiça e Cidadania.
Para Raul Christiano, ações como essa aproximam o poder público da sociedade. “É fundamental que os jovens conheçam de perto o papel das instituições públicas, pois assim podem entender que cada um tem um papel fundamental na construção de uma sociedade mais justa”, afirmou.