A Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC) recebeu, nesta semana, a doação de materiais esportivos da Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo (SESP) para apoiar a realização da VIII edição dos Jogos Indígenas Ekeruá, que ocorrerá de 10 a 14 de setembro, na Terra Indígena Araribá, em Avaí.
A equipe da Secretaria da Justiça e Cidadania apresentou, em uma reunião na quarta-feira (06), a proposta de inclusão oficial dos Jogos Indígenas no calendário estadual e recebeu a doação de materiais esportivos, que incluem dois kits com uniformes, bolas, medalhas, troféus e uma mala institucional do Governo do Estado.
O coordenador de Políticas para os Povos Indígenas, Cristiano Kiririndju, destacou a importância da parceria. "Os Jogos Indígenas representam uma oportunidade para valorizar nossas tradições e fortalecer a identidade dos povos indígenas. Estamos muito felizes em contar com o apoio amplo não apenas da Secretaria da Justiça e Cidadania, mas de todo o Governo do Estado de São Paulo, que reconhece a importância de fortalecer nossas comunidades e garantir que nossa cultura seja respeitada e valorizada".
VIII Edição dos Jogos Indígenas Ekeruá
Os Jogos Indígenas Ekeruá foram criados em 2016 e são organizados pela Comissão de Eventos Vukapanavó. Mais do que promover a prática esportiva, o evento busca fortalecer a identidade cultural dos povos indígenas por meio de modalidades tradicionais como arco e flecha, zarabatana, corrida de tora, corrida do maracá, futebol de campo e de areia, cabo de força e arremesso de lança. Também são realizadas rodas de conversa sobre temas como educação, saúde, território e juventude, promovendo o intercâmbio de saberes e o fortalecimento das comunidades.
A oitava edição contará com 543 atletas de dez aldeias dos estados de São Paulo e Paraná, das etnias Terena, Guarani e Krenak. A ação tem apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Prefeitura de Avaí, universidades, FUNAI, SESAI, empresários locais, além de professores, artesãos e lideranças indígenas.