A Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC) do Estado de São Paulo, por meio do Serviço de Apoio ao Fórum Inter-religioso, participou, em 12 de agosto, do 3º Congresso do Fórum de Convivência Inter-religiosa do Rio Grande do Sul (CONVIR-RS). O evento foi promovido em parceria com a Escola de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e a Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) do Governo do Rio Grande do Sul.
Com o tema “Liberdade religiosa: da intolerância à promoção efetiva do respeito”, a edição deste ano reuniu autoridades, pesquisadores, representantes da sociedade civil e especialistas para debaterem sobre a proteção ao direito de crença e as políticas públicas voltadas ao fortalecimento da convivência inter-religiosa, tanto em São Paulo quanto no Rio Grande do Sul.
A conferência de abertura foi conduzida pela professora Vânia Soares, Chefe do Serviço de Apoio ao Fórum Inter-religioso, que apresentou as iniciativas do Fórum Inter-religioso da SJC e do governo de São Paulo no combate à intolerância religiosa no Estado.
Na sequência, ocorreu o painel “Casos de intolerância: diagnóstico, monitoramento e promoção do respeito”, com representantes de diferentes segmentos religiosos dialogando sobre maneiras de identificar situações de discriminação de crença.
À tarde, outros dois painéis discutiram a assistência religiosa em presídios. O primeiro foi voltado aos aspectos normativos e o segundo às práticas aplicadas no cotidiano. Nos últimos painéis, participaram representantes da Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo (SSPS) do Estado do Rio Grande do Sul.
“A participação de São Paulo neste congresso confirma que a luta contra a intolerância religiosa deve ser nacional e conjunta, e não pode se restringir a um único Estado. Só assim construiremos um país em que a fé de cada pessoa seja plenamente respeitada”, concluiu a professora Vânia Soares.