Unidade descentralizada do Imesc é implantada em Campinas

A população de Campinas, inserida na 4ª Região Administrativa e Judiciária (RAJ), recebeu nesta quinta-feira (26) a implantação de uma unidade descentralizada do Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (Imesc), vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania.

Destinado a realização de perícias de medicina legal, o novo centro está instalado na Cidade Judiciária de Campinas, localizada na Avenida Francisco Xavier de Arruda Camargo, 300, no Jardim Santana.

O secretário da Justiça e Cidadania, Paulo Dimas Mascaretti, prestigiou a cerimônia que marcou o início das atividades do Imesc na região.

“Essa iniciativa tem como objetivo dar celeridade aos processos e facilitar o acesso ao judiciário daqueles que possuem dificuldades de arcar com os custos de locomoção para fazer os exames na sede do Imesc, na capital”, salientou. “Trabalhamos para fazer com que o acesso à Justiça seja cada vez mais concreto para a sociedade”, reforçou.

Entre os serviços que serão prestados no novo espaço estão perícias DPVAT, obrigação de fazer (pedidos de tratamentos médicos e medicamentos), verificação de idade, INSS acidentário, securitárias, curatela-interdição (doença de Alzeimer, demência senil, sequela de acidente vascular cerebral, paralisia cerebral, oligofrenia (retardo mental), síndrome de Down e sequela de traumatismo encefálico).

O Imesc passa a ter nove unidades descentralizadas:  Campinas, Araçatuba, Bauru, Dracena, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto e Sorocaba. De janeiro a setembro, já foram prestados 6.246 atendimentos.

O convênio é fruto de parceria entre o Tribunal de Justiça de São Paulo e o Governo do Estado de São Paulo.

 

O IMESC

O Instituto de Medicina Social e de Criminologia (IMESC), autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, é o maior centro de realização de perícias nas áreas de Medicina Legal e de Investigação de Vínculo Genético da América Latina.

O IMESC atende a todos os cidadãos, em especial aqueles beneficiados pela Assistência Judiciária Gratuita, e os exames são realizados – sem custo para a parte – mediante requisição do Poder Judiciário ou de outra autoridade competente do estado de São Paulo, a fim de esclarecer as dúvidas em relação ao que se discute em um determinado processo.

Em 2019, já foram realizadas 28.678 perícias, sendo 22.712 de medicina legal e 5.966 exames de DNA.

 

Secretário da Justiça Paulo Dimas Mascaretti; superintendente do Imesc, João Agnaldo Gandini; e presidente do Tribunal de Justiça, Manoel de Queiroz Pereira Calças.

Estiveram presentes o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças; o Juiz Diretor do Fórum da Comarca de Campinas, Luiz Antônio Alves Torrano; o Juiz Coordenador da 4ª Região Judiciária de Campinas, Renato Siqueira Di Pretto; o Juiz de Direito da Vara do Juizado Especial Criminal, Sergio Araujo Gomes; a Coordenadora da 8ª Circunscrição Judiciária de Campinas, Desembargadora  Lígia Cristina Bizogni; o Superintendente do IMESC – Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo, Professor João Agnaldo Donizete Gandini; o procurador do Estado, Henrique Silveira Melo; o Comandante do 8° BPM-I, Major PM Adriano Augusto Leão; o Diretor do Deinter 2,  José Henrique Ventura; o Delegado de Polícia do NECRIM Campinas Renato Rossi, a Chefe de Gabinete do IMESC – Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo, Juliana Lugani; a Conselheira Estadual  representando a OAB, Stella Vicente Serafini; a Presidente da APAE – Campinas, Rosangela Pereira; o Fundador da APAE Campinas, Darcy Paz de Padua; a Presidente do Hospital Sobrapar, Vera Lucia do Amaral.

 

Assessoria de Comunicação

Secretaria da Justiça e Cidadania

Email: justica@justica.sp.gov.br

Tel.: (11) 3291-2612

Governo do Estado de SP