TJSP empossa novos magistrados

Secretário da Justiça, Aloísio de Toledo César, representando o governador na posse dos novos juízes no TJSP   Presidente do TJSP, Paulo Dimas de Bellis Mascaretti dando as boas vindas ao novos magistrados

O Tribunal de Justiça de São Paulo recebeu no dia 01 de março, no Palácio da Justiça, os novos juízes que tomaram posse ápos aprovação no 185º Concurso de Ingresso na Magistratura.  Foram 78 magistrados que assumiram o cargo por processo de seleção, que iniciaram sua jornada como juizes substitutos.

Compuseram a mesa de honra, secretário de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania, Aloísio de Toledo César, representando o governador Geraldo Alckmin; presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Paulo Dimas de Bellis Mascaretti; o vice-presidente do TJSP, desembargador Ademir de Carvalho Benedito; o corregedor-geral da Justiça de São Paulo, desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças; o presidente da Seção de Direito Privado do TJSP, desembargador Luiz Antonio de Godoy; o presidente da Seção de Direito Criminal, desembargador Renato De Salles Abreu Filho; os magistrados integrantes da banca do 185º Concurso para Ingresso na Magistratura; desembargadores Artur César Beretta da Silveira, Wanderley José Federighi e Alex Tadeu Monteiro Zilenovski; o presidente do Tribunal de Justiça Militar de São Paulo, juiz Silvio Hiroshi Oyama; e o procurador de Justiça Mário Antonio de Campos Tebet, representando o procurador-geral.

O primeiro colocado no concurso, Adriano Camargo Patussi, leu em nome dos empossados. “Sem dúvida, este plenário está lotado de familiares e amigos orgulhosos de uma grande conquista. Porém o mais importante é  que estejamos celebrando uma conquista para o País. A conquista pessoal há de ser uma conquista social.

O representante da Ordem dos Advogados do Brasil em São Paulo na comissão do 185º Concurso, Eduardo Pellegrini de Arruda Alvim, saudou os magistrado em nome da Advocacia. “A principal tarefa do juiz é cumprir e fazer cumprir o Direito Constitucional”, lembrou. “O juiz é, antes de mais nada, o guardião dos direitos fundamentais.  O Tribunal de Justiça de São Paulo sai hoje engradecido com a posse dos senhores”, disse.

Cada juiz proferiu seu juramento   Juiz Adriano Camargo Patussi fala no nome dos empossados

O presidente da comissão do 185º Concurso e também da Seção de Direito Público do TJSP, desembargador Ricardo Henry Marques Dip, também discursou em nome da banca e deu as boas vindas aos novos magistrados.  Ele enfatizou a importância do trabalho que os empossados empreenderão na 1ª instância. “Sem bons juízes de primeiro grau, não haverá, de comum, uma verdadeira prestação de justiça!”, declarou.

Ao final de suas palavras, o presidente da comissão compartilhou um dos seus  ideais:  “Este é o meu sonho, senhor presidente, o de que o bom Deus nos preserve no fiel amor pelo Direito, no leal amor da Justiça, no honesto amor pela nossa grande Magistratura paulista e nacional, e que eu morra um dia com a retidão deste amor em meu coração. E este sonho, eu muito queria que o compartissem estes novos Juízes”, afirmou o desembargador, que foi aplaudido de pé pelo público.

Antes de encerrar a cerimônia, o presidente do TJSP, desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti, agradeceu a banca do concurso pelo trabalho valioso em escolher as pessoas que com certeza honrarão o Tribunal de Justiça e proferiu algumas palavras aos novos juízes recém-chegados. “Vocês estão iniciando uma carreira promissora. Uma carreira que exige muito, mas é extremamente gratificante. É  preciso coragem para as decisões, mas basta trabalhar com amor, comprometimento, com idealismo e dedicação”, disse Mascaretti.

Paulo Dimas comentou que o Brasil vive momento difícil, e ressaltou: “É o momento de nos unirmos e trabalharmos para vencer a crise. O nosso Tribunal e os nossos magistrados com certeza são maiores do que qualquer crise. Junto vamos encontrar o caminho para valorizar nossa Justiça”, conclui.

 Compareceram, ainda, à solenidade o secretário de Estado da Administração Penitenciária, Lourival Gomes; o procurador geral do município de São Paulo, procurador Antonio Carlos Cintra do Amaral Filho, representando o prefeito; o ex-diretor da Escola Paulista da Magistratura (EPM), desembargador Fernando Antonio Maia da Cunha; o diretor da EPM (biênio 2016-2017), desembargador Antonio Carlos Villen; o vice-presidente da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis) e do Instituto Paulista de Magistrados, desembargador Oscild de Lima Júnior; o presidente do Instituto dos Advogados de São Paulo, José Horácio Halfeld Rezende Ribeiro; o diretor de ensino da Polícia Militar do Estado de São Paulo, coronel PM Reynaldo Simões Rossi, representando o comandante-geral; o chefe da Assessoria Policial Militar do TJSP, o coronel PM Sérgio Ricardo Moretti; o chefe da Assessoria Policial Civil do TJSP, Fabio Augusto Pinto; o chefe de gabinete da Presidência e decano da Academia Paulista de Letras, poeta Paulo Bomfim; demais desembargadores, juízes, autoridades, familiares e amigos dos empossados.

 

 

 

 

 

Karla Sanchez
Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania
Assessora de Comunicação
Tel: (11) 3291.2612

Governo do Estado de SP