Taquarituba inaugura parque linear construído com recursos do FID

dsc_0843Com recursos provenientes do Fundo Estadual de Interesse Difusos (FID), gerido pela Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, a cidade de Taquarituba, que em 2013 teve parte da cidade devastada por um tornado, inaugurou na sexta-feira (17/12) o Parque Linear Pedro José de Almeida. O secretário adjunto da Justiça e da Defesa da Cidadania e presidente do Comitê Gestor do FID, Luiz Souto Madureira, participou da cerimônia.

Localizado na Vila Santa Rita, em área de 5 alqueires, o parque conta com 3 espelhos d’água, sendo  dois dentro do rio e um fora do rio para preservar o ninho das garças; pista de caminhada com 2 km de extensão, 2 quadras uma coberta e uma descoberta, um anfiteatro, pista de salto em distância, pista de skate, quadra de futebol society, quadra de areia, parque infantil e academia de ginástica ao ar livre . O local também tem possui salas que serão ocupadas pela Secretaria Municipal de Esporte e Turismo para o desenvolvimento de atividades com pessoas da terceira idade. A população dos bairros Parque São Roque e Vila Santa Virgínia também serão beneficiadas com o Parque.dsc_0586

Na inauguração, o prefeito Miderson Zanelo Muriel, explicou que os recursos do FID são provenientes de multas ambientais e a verba é utilizada para recuperação ambiental ou de patrimônios históricos. “Estamos transformado a realidade da população que reside no entorno do Parque proporcionando melhoria na qualidade de vida”, disse. “Nós temos aqui muitas crianças, adolescentes que precisam de uma área de lazer. Esperamos que este local ajuda na cultura, na educação de cada um”, acrescentou.
dsc_0716
O prefeito lembrou que o projeto nasceu como iniciativa para reconstruir parte da área devastada por um grande tornado que assolou Taquarituba no dia 22 de setembro de 2013. O fenômeno atingiu 800 moradias e 36 indústrias, provocando duas mortes e deixando 80 pessoas feridas. “No dia seguinte ao tornado, a Secretaria da Justiça nos procurou para falar sobre o FID e sobre como elaborar um projeto para reconstrução da área devastada”, relatou Muriel.dsc_0750

O secretário adjunto da Justiça e presidente do FID, Luiz Souto Madureira, explicou que o FID recebeu mais de 200 projetos,  dos quais 130 foram selecionados e 82 contemplados, incluindo o projeto de Taquaritiba. “Eu parabenizo o prefeito pela iniciativa, por mudar o projeto original para preservar o meio ambiente, em especial, o ninho de garças. O recurso foi muito bem aplicado e hoje estamos inaugurando essa obra maravilhosa. Parabéns a todos os envolvidos”.

Participaram da cerimônia, o prefeito eleito José Clovis de Almeida; Jair Carniato, prefeito de Taguai, representantes do Legislativo, a família do homenageado que dá nome ao parque linear e a população local.

dsc_0577  dsc_0692

Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania