SJC promove bate-papo para celebrar Dia Nacional dos Direitos Humanos e Dia Internacional dos Povos Indígenas

Em comemoração ao Dia Nacional dos Direitos Humanos (12/08) e o Dia Internacional dos Povos Indígenas (09/08), a Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC), por meio da Coordenadoria Geral de Direitos Humanos e da Coordenadoria de Políticas para os Povos Indígenas, promove bate-papo para servidores e público em geral.

Com o tema “Dia Nacional de Direitos Humanos: Celebrando a Dignidade e a Justiça para Todos”, a atividade será nesta sexta-feira (16/08), das 10h às 12h, de forma on-line pela plataforma Teams (link https://encurtador.com.br/xDwRE).

O secretário executivo da Pasta, Raul Christiano de Oliveira Sanchez, fará a abertura do evento. A mesa será mediada pela coordenadora-geral de Direitos Humanos, Maísa Costa, e pelo coordenador de Políticas para os Povos Indígenas da SJC, Cristiano Kiririndju. Os professores Márcia Aparecida Ferreira de Oliveira e Álvaro de Azevedo Gonzaga irão compor a mesa.

Segundo Maísa Costa, o objetivo é promover trocas e diálogos a respeito dos avanços e desafios na promoção e garantia de Direitos Humanos no estado de São Paulo. “Além disso, queremos incentivar ações transversais, visando a ampla efetivação da dignidade, da justiça e da cidadania”, explicou. A cada um dos oradores serão concedidos 30 minutos de fala, seguidos de mais 40 minutos para formulação de dúvidas por parte do público.

Dia Nacional dos Direitos Humanos

Instituída em 2012, a data é celebrada em homenagem à líder sindical Margarida Maria Alves. Em 1983, nesse dia, Margarida foi assassinada, aos 50 anos, por um matador de aluguel a mando de latifundiários, em frente à sua casa e na presença de seu marido e seu filho de oito anos.

Além da celebração, a data visa promover a reflexão sobre a desigualdade socioeconômica e o desrespeito aos direitos fundamentais, individuais e sociais que marcam o Brasil.

De acordo com a Declaração Universal dos Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), “Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade”.

Data: sexta-feira (16/08)

Link: https://encurtador.com.br/xDwRE