SJC e SEMULHER de Santos se reúnem para promover ações conjuntas
A Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC) e a Secretaria da Mulher, Cidadania, Diversidade e Direitos Humanos (SEMULHER) do município de Santos se reuniram, nesta terça-feira (13), para discutir e planejar ações conjuntas voltadas à promoção e proteção dos direitos humanos. Essa colaboração pretende fortalecer políticas públicas que promovam a igualdade de gênero, a diversidade e a proteção dos direitos de grupos vulneráveis, como mulheres e pessoas LGBTQIA+.
Participaram do encontro Raul Christiano, secretário executivo da Justiça e Cidadania, Larissa Paz, secretária da SEMULHER, Fabio Tatsubo, diretor do Departamento de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Prefeitura de Santos, e Marcos Paulo de Oliveira, assessor de gabinete da SJC.
Durante a reunião, foram abordadas estratégias para a implementação de programas que possam alcançar de maneira eficaz essas populações, assim como a necessidade de integrar os esforços das duas secretarias em campanhas de conscientização e a criação de espaços de apoio e orientação.
“A parceria entre essas secretarias é fundamental para o avanço de uma agenda inclusiva e que respeite a diversidade, promovendo um ambiente mais justo e igualitário para todos os cidadãos”, ressaltou Raul Christiano.
O secretário executivo de Estado também destacou as atuações da SJC voltadas para políticas públicas existentes, como de Direitos Humanos (CGDH), Políticas para a Diversidade Sexual (CPDS), Centros de Integração da Cidadania (CIC), Programa de Proteção à Testemunha (PROVITA) e às Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte (PPCAM) e Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (NETP).
Larissa Paz lembrou sobre as ações que a SEMULHER realiza, como os serviços de assistência judiciária gratuita, a promoção dos direitos da cidadania, da criança, do adolescente, do idoso, da mulher e das pessoas com deficiência e as colaborações com o Procon de Santos.