Núcleo de Protocolo e Expedição – NPE

O Núcleo de Protocolo e Expedição é responsável pela recepção, entrada, cadastro e entrega ao responsável pelo assunto de todos os novos pedidos e documentos, seja de forma física ou digital, independentemente de seu objetivo (são os peticionamentos), e da localização dos processos que estão em andamento (cadastro, acesso e tramitação).

É uma  Unidade subordinada ao  Centro de Arquivo e Gestão de Documentos (Sugiro colocar link), com  suas atividades regulamentadas pelo artigo 31 do Decreto nº 59.101/2013, tem como objetivo principal   assegurar que as informações cheguem ao destinatário correto em tempo hábil, de forma segura, garantindo o sigilo necessário e de forma assertiva e ainda salvaguardar todos os documentos de forma mandatória disponibilizando o acesso à informação de interesse particular, coletivo ou geral, ressalvadas as hipóteses em que o sigilo seja imprescindível à segurança da sociedade e do Estado (CF 88 – artigo 5º, incisos XIV, XXXIII), a manutenção da memória institucional e de instrumentos de ordem comprobatória, histórica ou ainda para pesquisa educativa relacionadas as atividades da Pasta.

Quem pode utilizar?

Os serviços do Núcleo de Protocolo e Expedição, estão disponíveis a todo cidadão, empresas privadas e ainda às Entidades, Órgãos ou Empresas públicas da União, Estadual, do Distrito Federal ou Municípios interessados.

Serviços

  1. Receber documentos de forma presencial – PETICIONAMENTO PRESENCIAL
  2. Receber documentos de forma digital- PETICIONAMENTO ELETRÔNICO
  3. Informar sobre a localização de processos em andamento.
  4. Entrega de documentos de forma presencial – PETICIONAMENTO PRESENCIAL

Procedimentos para atendimento:

Entregue no balcão de atendimento documento com sua solicitação contendo:

  • Interessado
  • Assunto
  • telefone para retorno
  • e-mail para retorno

                    O requerente retira, imediatamente após o cadastro, o número do processo para acompanhamento.

 

Local de atendimento

Pátio do Colégio, 184, térreo, Centro, São Paulo/SP – CEP 01016-040

Horário de atendimento

Segunda à sexta-feira das 09h00 às 18h00.

Prazos para atendimento do processo

O atendimento da demanda dependerá da sua natureza, e do cumprimento de requisitos pelo requerente, que serão solicitados pela Unidade responsável pelo assunto.

 

Fale conosco:

Segunda à sexta-feira das 09h00 às 18h00

e-mail: gestaodedocumentos@justiça.sp.gov.br

Telefone: (11) 3291-2681 / (11) 3291-2699 / (11) 3291-2683

  1. Entrega de documentos de forma digital – PETICIONAMENTO ELETRÔNICO

Procedimentos para atendimento:

Envie pelo e-mail: gestaodedocumentos@justica.sp.gov.br , sua solicitação contendo:

  • Interessado
  • Assunto
  • telefone para retorno
  • e-mail para retorno

                        O usuário recebe o número do processo para acompanhamento, no mesmo e-mail do remetente.

 

 Local de atendimento

Pelo e-mail: gestaodedocumentos@justica.sp.gov.br

Horário de atendimento

Segunda à sexta-feira das 09h00 às 18h00.

 

Prazos para atendimento do processo

O atendimento da demanda dependerá da sua natureza, e do cumprimento de requisitos pelo requerente, que serão solicitados pela Unidade responsável pelo assunto.

Fale conosco:

Segunda à sexta-feira das 09h00 às 18h00

e-mail: gestaodedocumentos@justica.sp.gov.br

Telefone: (11) 3291-2681/ (11) 3291-2699 / (11) 3291-2683

  1. Pedido de localização processos em andamento – NPE

Procedimentos para atendimento:

Com o número do processo em mãos, solicite a localização pelos seguintes meios:

  • Peticionamento presencial (Sugiro colocar link)
  • Peticionamento eletrônico (Sugiro colocar link)

                  Local de atendimento

Telefones: (11) 3291-2681/ (11) 3291-2699 / (11) 3291-2683

Pelo e-mail: gestaodedocumentos@justica.sp.gov.br

Presencialmente: Pátio do Colégio, 184, térreo, Centro, São Paulo/SP – CEP 01016-040

Horário de atendimento

Segunda à sexta-feira das 09h00 às 18h00.

Prazos para cumprimento dos serviços

O atendimento da demanda dependerá da sua natureza, e do cumprimento de requisitos pelo requerente, que serão solicitados pela Unidade responsável pelo assunto. O usuário recebe o retorno pelo mesmo canal de requerimento.

 

Fale conosco:

Segunda à sexta-feira das 09h00 às 18h00

e-mail: gestaodedocumentos@justica.sp.gov.br

Telefone: (11) 3291-2681/ (11) 3291-2699 / (11) 3291-2683

Legislação referencial:

  • Constituição da República Federativa do Brasil (Excertos).
  • Lei nº 8.159, de 8 de janeiro de 1991 – Dispõe sobre a política Nacional de Arquivos
  • Lei nº 10.177 de 1998 – Regula o processo administrativo no âmbito da Adm. Pública Estadual.
  • Lei n.º 10.048, de 08 de novembro de 2000 – Dá prioridade de atendimento às pessoas que especifica, e dá outras providências.
  • Decreto nº 48.897 de 27 de agosto de 2004- Dispõe sobre arquivos públicos, documentos de arquivos e sua gestão.
  • Decreto nº 58.052, de 16 de maio de 2012-Regula o acesso a informações e dá providências.
  • Decreto nº 59.101 de 18 de abril de 2013 e suas alterações – Dispõe sobre a organização da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania e dá providências correlatas.
  • Decreto nº 60.334, de 3 de abril de 2014 – Aprova o Manual de Normas e Procedimentos de Protocolo para a Administração Pública do Estado de São Paulo.
  • Decreto nº 67.641 de 2023 -Institui o Sistema Eletrônico de Informações do Est. de SP – SEI.
Governo do Estado de SP