Cidadania Itinerante
O que é?
O Cidadania Itinerante é um projeto da Secretaria da Justiça e Cidadania. São 03 unidades móveis que percorrem as cidades do Estado de São Paulo levando diversos serviços públicos, além de acolhimento de denúncias sobre discriminação racial, de povos indígenas e de gênero, violência doméstica, apoio às vítimas de violência, proteção às crianças ameaçadas de morte.
Quem pode utilizar?
A Secretaria da Justiça e Cidadania realiza um planejamento no início de cada ano com os itinerários e cidades a serem visitadas pelas Unidades Móveis durante o ano. Contudo, à medida de demandas provocadas por Prefeituras ou Entidades Civis solicitando a presença de Unidades Móveis, os itinerários planejados podem ser revistos. Assim, caso haja interesse daqueles, as solicitações podem ser encaminhadas por e-mail para a Coordenadoria de Integração da Cidadania – CIC.
Requisitos, documentos necessários e meios de comunicação
A – Serviços:
- Pedido de 2ª via de certidões de nascimento, casamento e óbito: documentos necessários: certidão antiga, RG, CPF, endereço completo com CEP e número de telefone. Os menores de 16 anos deverão estar acompanhados pelo responsável legal e apresentar documento com foto.
- Defensoria Pública Estadual: agendamento para atendimento. Atende pessoas que não tenham condições financeiras para pagar pelos serviços de um advogado. Para isso, é feita uma avaliação para verificar a renda familiar. Trata de reconhecimento de paternidade, divórcio, guarda, alimentos, assuntos referentes à família e orientação jurídica em geral.
- Carteira de Identidade – RG: agendamento para atendimento no Poupatempo – 2ª via de Carteira de Identidade. Necessário: certidão de nascimento ou casamento original. Menor de 16 anos, necessário estar acompanhado de responsável legal (Ex. mãe, pai ou responsável legal) com documento com foto.
- Posto de Atendimento ao Trabalhador – PAT : presta informações para emissão de Carteira de Trabalho Digital .
- INSS: realiza agendamentos referentes à orientação aos contribuintes como entrada para aposentadoria, Benefício BCP (LOAS).
- Detran: realiza serviços de pedidos de 2ª via e renovação de CNH – Carteira Nacional de Habilitação.
- Emissão de 2ª via de contas de água, energia e telefone.
- Impressão de 2ª via de CPF: necessário o número do CPF e número do Título de Eleitor.
- Receita Federal: realiza pesquisa CPF, IRF.
- Atestado de Antecedentes Criminais: necessário apresentação do RG e CPF.
- Elaboração de Currículo: necessário RG e Carteira de Trabalho.
- Tribunal Superior Eleitoral: emissão da Certidão Eleitoral. Necessário número do CPF e trazer RG original.
- SERASA: realização de consulta.
- Boletim de Ocorrência: para registros online.
- Criação de email para o cidadão.
B – Acolhimento de Denúncias:
- Coordenadorias de Políticas para a Diversidade Sexual,
- Coordenadoria de Política para a População Negra e Indígena,
- Coordenadoria de Política para as Mulheres,
- NETP – Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas,
- CRAVI – Centro de Referência e Apoio à Vítima de Violência,
- Coordenadoria Geral de Direitos Humanos,
- Ouvidoria da Secretaria da Justiça e Cidadania,
- PPCAM – Programa de Proteção às Crianças Ameaçadas de Morte.
Canais, horários e prazo de atendimento:
O horário de atendimento das Unidades Móveis é de terça a sábado, das 9 às 17h, podendo ter alterações devido à distância.
Tempo médio de permanência: 02 a 3 dias em cada município.
Para contatos: Coordenadoria de Integração da Cidadania – ciccoordenacao@sp.gov.br, telefone (11) 3291-2640, horário: das 9 às 18h.
Legislação
Decreto 46.000/2001 – cria e organiza a Coordenadoria de Integração da Cidadania – CIC, da Secretaria da Justiça e Cidadania, disponível em https://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/decreto/2001/decreto-46000-15.08.2001.html