Secretario da Justiça participa da entrega Troféu Raça Negra 2015
Foi entregue neste domingo (15/11), na Sala São Paulo, o Troféu Raça Negra 2015, um dos eventos da “Semana da Consciência Negra”. O secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania, Aloísio de Toledo César, representou o governador Geraldo Alckmin na cerimônia.
O troféu Raça Negra é organizado pela Universidade Zumbi dos Palmares e pela Afrobras (Sociedade Afro- Brasileira de Desenvolvimento Socio- Cultural). Instituído em 2000 durante as comemorações dos 500 anos de descobrimento do Brasil, o troféu passou a ser anual a partir da segunda edição, em 2004. Desde a 5° edição, em 2007, o troféu Raça Negra homenageia uma vez por ano uma personalidade de destaque da comunidade negra nacional ou internacional.
O secretário justificou a ausência do governador Geraldo Alckmin, e ressaltou o respeito e a admiração pela raça negra em seu pronunciamento. Em especial, mencionou o reitor do Zumbi dos Palmares,José Vicente, ressaltando que estava honrado em poder prestigiar um evento tão importante como o troféu que é a principal homenagem aos cidadãos negros.
O homenageado da 13° edição e da 3° edição Flinksampa, neste ano foi um dos maiores ídolos da música popular brasileira, cantor e compositor e escritor, Martinho da Vila. O sambista foi homenageado no palco por sua esposa e seus cincos filhos. Martinho declarou que “ fazer cara de paisagem” é uma estratégia para não mostrar o que sente, mas que está lisonjeado e emocionado por receber o troféu. “ O melhor é que não vou precisar fazer nada, só sair bem na foto, afirmou ele. O compositor, que já é membro da Academia Carioca de Letras, é autor de 13 livros, entre infanto-juvenis, romances, ficção, literatura, música e uma autobiografia, alguns com edições em Portugal e França.
O prêmio é realizado pela Sociedade Afro Brasileira de Desenvolvimento Sócio Cultural (Afrobras) e pela Universidade Zumbi dos Palmares. As instituições justificaram a distinção ao presidente da OAB pelos seus “valiosos préstimos na luta em prol da igualdade, justiça e respeito aos cidadãos negros paulistanos”.“Muito orgulha a advocacia brasileira receber um prêmio desta envergadura. Eu o dedico ao advogado negro Luiz Gama, um herói nacional, pela libertação de mais de 500 escravos”, afirmou Marcus Vinicius, presidente do Conselho Federal da OAB, após receber a homenagem.
O presidente da Afrobras e reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, José Vicente que promove a realização do Troféu Raça Negra, agradeceu a todos pela presença, a amizade e o trabalho em nosso País.
Premiados
Artistas, jornalistas, autoridades receberam o Troféu Raça Negra 2015. Entre os agraciados estavam o convidado internacional, prêmio Nobel de Literatura, Wole Soyinka, a jornalista Maria Júlia Coutinho (Maju), da Rede Globo, o maestro João Carlos Martins, a cantora Ângela Maria, o jogador Cafú, o restaurateur José Alencar de Souza, do restaurante Santo Colomba, a fundadora do Museu do Samba, Nilcemar Nogueira, o presidente do Conselho Federal da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, o cartunista Mauricio Pestana, entre outros.
Outras personalidades também compareceram na premiação, Sérgio Loroza e Simoninha participaram do evento, apresentado por Hélio de La Peña e Érika Januza, o vice presidente da escola de samba Vai – Vai, Thobias, o ativista Antonio Pitanga, o cantor Pericles, a cantora Fáfa de Belém, a atriz Zezé Motta, o DJ Dexter e Rappin Hood, o cantor Luiz Melodia, a cantora Paula Lima e Tony Tornado, a top model brasileira Gracie Carvalho, o advogado Humberto Adami, presidente da comissão nacional da verdade da escravidão negra da OAB nacional, e o ministro do Supremo Tribunal Federal José Antonio Dias Toffoli, atual presidente do Tribunal Superior Eleitoral, consulesa da França em São Paulo, Alexandra Loras.
Karla Sanchez
Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania
Assessora de Comunicação
Tel: (11) 3291.2612
Fotos: Carlos Alves
Assessor de Comunicação