Secretaria da Justiça e Cidadania recebe representantes da Defensoria Pública de São Paulo
Na tarde desta quinta-feira (23), o secretário da Justiça e Cidadania, Fábio Prieto, recebeu, na sede da pasta, o Defensor Público-Geral, Florisvaldo Fiorentino, e o 1° Subdefensor Público-Geral do Estado, Rafael Pitanga.
Durante o encontro, foram discutidos temas institucionais e futuras parcerias entre a pasta e a instituição pública no que tange o acesso à justiça e a promoção da cidadania para todos os paulistas.
Atualmente, a Secretaria da Justiça e Cidadania tem parceria com a Defensoria Pública para atendimento nos Centros de Integração da Cidadania (CICs) e nos Centros de Referência e Apoio à Vítima (CRAVIs).
CRAVI
O Cravi e a Defensoria Pública do Estado de São Paulo mantêm parceria para o atendimento de vítimas de violência assistidas pelos assistentes sociais e psicólogos do programa. Seis defensores realizam plantões de atendimento para orientações jurídicas e encaminhamento de demandas cíveis apresentadas pelas vítimas atendidas pelo CRAVI. Os atendimentos ocorrem de forma presencial e por videoconferência.
Estabelecida desde o ano de 2007, a parceria resulta no atendimento de dezenas de vítimas todos os meses, bem como no apoio técnico à equipe do programa. Os defensores ainda participam de eventos e palestras realizados pelo CRAVI.
CIC
A Defensoria Pública do Estado de São Paulo presta assistência jurídica em 13 unidades dos CICs: Leste, Oeste, Norte, Sul, Casa da Cidadania, Feitiço da Vila, Francisco Morato, Guarulhos, Campinas, Jundiaí, Grajaú, São Vicente e Imigrante. Os atendimentos acontecem semanalmente em regime de plantão.