Secretaria da Justiça e Cidadania prestigia posse do novo Desembargador Militar, Ricardo Juhás Sanches

O Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo (TJMSP) realizou nesta sexta-feira (12/04), na sede da instituição, a solenidade de posse do Desembargador Militar Ricardo Juhás Sanches, que assume o pleno do Tribunal em substituição ao Desembargador Militar decano Avivaldi Nogueira Junior. A posse administrativa ocorreu em 05 de fevereiro deste ano. O secretário da Justiça e Cidadania, Fábio Prieto, prestigiou a cerimônia.

A condução da cerimônia foi realizada por Enio Luiz Rossetto, presidente da Casa, e contou com a presença dos demais desembargadores militares e juízes de Direito do Tribunal, autoridades da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP), representantes de instituições do Poder Judiciário, Legislativo e Executivo, bem como amigos e familiares do empossado.

Ricardo Sanches é graduado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pela Academia de Polícia Militar do Barro Branco – APMBB (1994), e em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2002). Possui pós-graduação em Direito Constitucional pela Escola Superior de Direito Constitucional (2004), mestrado profissional em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública (2014) e doutorado profissional em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública (2018). No âmbito acadêmico, o desembargador militar também é coautor do livro “Regulamento Disciplinar da Polícia Militar do Estado de São Paulo”, publicado em 2009. Desempenhou papéis de liderança em diversas instâncias da Polícia Militar do Estado de São Paulo, entre eles, Comandante do Policiamento de Área Metropolitana-4 (2022-2023), Chefe da 1ª Seção do Estado-Maior (2020-2022), e ocupou cargos como Chefe de Subseções e Adjunto de Legislação Aplicada (2016-2020).

Após o início da sessão, o vice-presidente do TJMSP e desembargador militar, Fernando Pereira, fez um discurso que antecedeu a assinatura do livro de posse. “A nomeação do desembargador militar enriquece muito este Tribunal. Conhecedor profundo das peculiaridades da carreira, com vasta experiência, o escabinato julgador em 2ª instância passa a contar com um magistrado militar do mais elevado nível. Seja bem-vindo, Ricardo Juhás Sanches”, declarou Pereira.

Durante seu discurso de posse, Ricardo Juhás Sanches expressou gratidão a todos os colegas, familiares e amigos que o apoiaram durante sua trajetória. “Percorrendo os próximos artigos da Constituição, especialmente o 5º e o 6º, que estão no título denominado ‘Dos Direitos e Garantias Fundamentais’, lembro-me de algumas frases como a de Protágoras – ‘O homem é a medida de todas as coisas’ – e os ensinamentos de Hannah Arendt. Essas luzes certamente serão levadas em consideração nos meus julgamentos”, pontuou.