Secretaria da Justiça e Cidadania participa da divulgação do edital do projeto Rede Apoia

Nesta terça-feira, 6 de setembro, ocorreu a divulgação do edital de chamamento público do projeto-piloto Rede Apoia, que decorre do convênio celebrado entre a Defensoria Pública do Estado e a Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC).

A divulgação aconteceu no auditório da Defensoria Pública, no centro da capital, e contou com a participação do secretário executivo, Luiz Orsatti Filho, do defensor público-geral de São Paulo, Florisvaldo Fiorentino Junior, da deputada estadual e autora da emenda, Marina Helou, e do subdefensor público-geral, Rafael Pitanga Guedes.

O projeto Rede Apoia tem como objetivo oferecer atendimento integral e humanizado a vítimas indiretas de violência institucional letal, outros crimes intencionais e a familiares de pessoas desaparecidas, buscando garantir o acolhimento e o apoio às famílias, e afastando processos de revitimização. Cabe à SJC, por meio do Centro de Referência e Apoio à Vítima (CRAVI), o acompanhamento e a capacitação da equipe técnica que realizará os atendimentos.

O CRAVI é um programa especial de acolhimento gratuito e público que oferece atendimento humanizado às vítimas de crimes contra a vida e seus familiares, e/ou qualquer pessoa que tenha passado por uma situação de violência no estado de São Paulo. Atualmente o programa conta com 13 unidades e desde 1998 realizou mais de 58 mil atendimentos.