Secretaria da Justiça e Cidadania marca presença na 27.ª Parada do Orgulho LGBT+

Tradicional evento no mês do orgulho LGBT+ reúne milhões de pessoas na Avenida Paulista

A Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC) prestigiou, neste domingo (11/6), a 27.ª Parada do Orgulho LGBT+, na Avenida Paulista, em São Paulo. O principal evento no mês dedicado ao orgulho LGBT+ reuniu milhões de pessoas e teve como tema “Queremos políticas sociais para LGBT+ por inteiro e não pela metade”.

Neste ano, 19 trios elétricos desfilaram no trajeto até a Praça Roosevelt, na República. Representando a SJC, o coordenador de Políticas para a Diversidade Sexual (CPDS), Rafael Calumby Rodrigues, percorreu a tradicional avenida da capital paulista em um dos trios elétricos da Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo (APOLGBT-SP).

Para Rafael Calumby, a edição deste ano ficou marcada “como a Parada da acessibilidade”. “Foi um exemplo de como a inclusão pode e deve ser uma prioridade em todas as esferas da sociedade.” Na ocasião, as Secretarias da Pessoa com Deficiência e da Cultura e Economia Criativa prepararam um espaço inclusivo no antigo Casarão da Paulista. O objetivo foi o de acolher e proporcionar uma experiência melhor para as pessoas com deficiência.

Calumby reforçou o compromisso do Governo de SP com as políticas públicas afirmativas voltadas à comunidade LGBT+ e destacou a importância da Lei Estadual n.º 10.948/01 no combate à LGBTfobia. “O nosso Governo é plural e diverso. Em São Paulo, temos uma lei atuante e vamos avançar na divulgação dos canais de denúncias, sobretudo, na apuração rápida e punição dos casos de discriminação em razão de orientação sexual e/ou identidade de gênero, além ampliar as ações afirmativas voltadas a toda a comunidade LGBT+”, pontua.

A Secretaria da Justiça e Cidadania, por meio da Coordenação de Políticas para a Diversidade Sexual, tem como uma das frentes de ação receber e encaminhar denúncias de discriminação por orientação sexual e identidade de gênero. A CPDS é atuante no combate à LGBTfobia e nas ações educativas contra a intolerância.

22.ª Feira Cultural da Diversidade LGBT+

A CPDS, ao lado dos programas e de outras coordenações da SJC, participou, na última quinta-feira (8/6), da 22.ª Feira Cultural da Diversidade LGBT+, no Memorial da América Latina, na Barra Funda. A feira é um dos eventos que antecedem a Parada do Orgulho LGBT+.

O público que foi ao estande da SJC teve a oportunidade de tirar dúvidas e buscar orientação a respeito das ações do Governo em relação à população LGBT+, dentre as quais destaca-se a Lei que pune administrativamente a discriminação por orientação sexual e/ou identidade de gênero. Houve também a distribuição de brindes, informativos e cartilhas das coordenações e programas da pasta.

Roda de conversa, apresentação musical, workshop e distribuição de livros foram outras atividades que ocorreram ao longo do dia no estande do Governo de São Paulo, que, além da SJC, também contou com as equipes da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) e do Museu da Diversidade Sexual (MDS).

Governo do Estado de SP