Secretaria da Justiça e Cidadania entrega prêmio Ruth de Souza para personalidades femininas em São Paulo

A Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC), por meio do Conselho Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra (CPDCN), promoveu, na sexta-feira (30/08), a entrega do prêmio Ruth de Souza para mulheres negras que se destacaram no enfrentamento ao racismo e na promoção da igualdade social.

O evento, realizado na Biblioteca Mário de Andrade, contou com apoio da Secretaria Municipal da Cultura e da Curadoria da Biblioteca. A homenagem é realizada anualmente pelo CPDCN em alusão ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, celebrado em 25 de julho. Foram laureadas personalidades negras que atuam em diversas áreas, entre elas: psicologia, artistas, pedagogia e empreendedorismo.

Participaram da solenidade a secretária Municipal de Cultura, Regina Santana, e a vice-Presidente do Conselho Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra, Cida Costa. Entre as homenageadas: Cristiane Palmeiras, Ester Maceió, Helen Fabiola de Moraes, Lucia Helena Silveira, Maristela Barbara, Mestre Guiomar Aparecida Pires da Silva, Rosemeire dos Santos da Cunha Bagolin, Sirlene Arruda, Tatiane Alves e Zenaide de Oliveira Brito.

O secretário-executivo da Justiça e Cidadania, Raul Christiano, relembrou a história e a carreira da atriz Ruth de Souza e reforçou o compromisso com a pauta. “A representatividade é um passo essencial para a construção de políticas mais inclusivas e justas. Precisamos assegurar que as vozes dessas mulheres sejam ouvidas e que elas tenham as ferramentas necessárias para liderar as transformações que desejamos em nossa sociedade”, finalizou Raul.

O coordenador de Políticas para a População Negra, Robson Ferreira, ressaltou a força da premiação agradecendo a todos. “É com imensa alegria que vejo tantas mulheres pretas com uma força incansável e prontas para receber este prêmio. Este encontro reconhece a potência dessas mulheres e nos motiva cada vez mais como seres humanos”, completou Robson.

O presidente do CPDCN, Gil Marcos dos Santos, agradeceu os parceiros e a força de um espaço que busca respeito. “Ótimo ver este auditório cheio mostrando o respeito do Governo de São Paulo por toda a luta. Agradeço também a presença do Coral Guaypacaré, de Lorena, que tocou o “Hino à Negritude”, destacou Gil.

Prêmio Ruth de Souza

A primeira edição do prêmio ocorreu em 2019. A premiação presta uma justa e merecida homenagem a Ruth de Souza, nascida em 12 de maio de 1921, na cidade do Rio de Janeiro. Atriz brasileira, primeira-dama negra do teatro, do cinema, e da televisão. Foi a primeira artista negra do país a ser indicada ao prêmio de melhor atriz no Festival de Veneza de 1954 por seu trabalho no filme Sinhá Moça.

Participou de mais de 20 filmes, sendo que muitas das personagens que interpretou ao longo das décadas de 1950 e 1960 remetiam à resistência do corpo e à vivência negra na sociedade brasileira. Na televisão, foi uma das pioneiras. Passou pela TV Tupi, pela Record, TV Excelsior. Em 1968 integrou o elenco da TV Globo, tornando-se a primeira atriz negra a protagonizar telenovelas: Passo dos Ventos e A Cabana do Pai Tomás, (ambas em 1969). Participou intensamente da teledramaturgia da emissora em diversas produções. Faleceu em 28/07/2019.

Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha

O Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, celebrado em 25 de julho, foi reconhecido pela Organização das Nações Unidas em 1992, após o primeiro encontro de mulheres Afro-Latinas-Americanas e afro-caribenhas em Santo Domingos, na República Dominicana. Nessa data, também é comemorado o Dia Nacional de Tereza de Benguela. O evento surgiu para dar visibilidade à luta das mulheres negras, contra a opressão de gênero, a exploração, e o racismo.