Secretaria da Justiça e Cidadania comemora um ano de atuação da Coordenadoria de Políticas para os Povos Indígenas
A Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC) promoveu, nesta quarta-feira (25), uma cerimônia especial para comemorar o primeiro ano de atuação da Coordenadoria de Políticas para os Povos Indígenas (CPPI). O evento, realizado no Auditório da Fundação CASA, celebrou também o Dia Estadual da Mulher Indígena, comemorado em 5 de setembro, com homenagens às valorosas mulheres que desempenham papéis fundamentais em suas comunidades, tanto em contextos rurais quanto urbanos.
“A criação desta coordenadoria foi passo decisivo e muito significativo para reconhecer e valorizar as contribuições dos povos indígenas no estado. Celebramos um ano de trabalho, com a força das mulheres que apoiam os territórios. Estou muito satisfeito com o compromisso do Governo de São Paulo com os povos indígenas”, destacou o secretário da Justiça e Cidadania, Fábio Prieto.
O encontro foi marcado por apresentações culturais e depoimentos que ressaltaram a força das mulheres indígenas e sua capacidade de liderança. Entre as homenageadas: Jandira Kerexu, do Território Indígena Guarani Mby’a representada pela Dona Cora, do Jaraguá; Avani Fulni-ô, Presidente do Conselho Estadual dos Povos Indígenas e Contexto Urbano; Mirian Itá Mirim, da Aldeia Tabaçu Reko Ypy; Catarina Delfina dos Santos, da Aldeia Tapirema; Lenira Djastsy, da Aldeia Nhamandu Mirim; Clementina Ara Veríssimo, do Território Indígena Rio Silveira; Lidiane Damaceno Cotui Ignesta, do Território Indígena Vanuíre.
Segundo o coordenador de Políticas para os Povos Indígenas, Cristiano Kiririndju, o papel das mulheres é essencial na luta pelos direitos indígenas e na trajetória desta coordenadoria: “As mulheres são agentes de mudança em suas comunidades. Neste primeiro ano de trabalho, conseguimos avançar em diversas frentes e promover políticas que visam a valorização das mulheres indígenas, da educação, da infraestrutura e do saneamento. Este evento é uma homenagem para todos vocês”, enfatizou, ao lembrar que a CPPI segue com o seu compromisso de promover políticas que garantam os direitos dos povos indígenas em São Paulo.
Mirian Itá Mirim, professora da Aldeia Tabaçu Reko Ypy e uma das homenageadas, expressou sua gratidão: “Estar neste evento é um reconhecimento do trabalho árduo que fazemos todos os dias. Juntas, as mulheres indígenas têm o poder de transformar nossas comunidades e preservar nossa cultura”.
Prestigiaram também a solenidade o secretário-executivo da Justiça e Cidadania, Raul Christiano; a secretária de Políticas para a Mulher, Valéria Bolsonaro; o Coordenador Regional da Funai, Ubiratã Gomes; a Chefe de Gabinete da SJC, Lucimara Nunes de Paula Souza; o representante da PUC-SP e do Parlamento Indígena, professor Álvaro de Azevedo Gonzaga Kaiowá e o representante da OAB/SP, Dr. Flávio de Leão Bastos Pereira.