Secretaria da Justiça e Cidadania apoia recomposição do COPANE

Novidade foi anunciada em reunião com a Associação Paulista dos Nordestinos (Apane)

Secretário-executivo Raul Christiano é presenteado com camisa da Apane (Foto: Divulgação/SJC)

Na tarde desta segunda-feira (17/4), o secretário-executivo da Justiça e Cidadania, Raul Christiano, se reuniu, na sede da pasta, com representantes da Associação Paulista dos Nordestinos (Apane) e da International Police Association – Associação Internacional de Polícia (IPA-SP).

Na pauta, foi discutida a recomposição do Conselho Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Nordestina de São Paulo (COPANE) e o fortalecimento das políticas públicas voltadas às comunidades nordestinas no Estado de São Paulo.

Durante a reunião, Raul Christiano reforçou o compromisso da atual gestão do Governo de São Paulo com a reativação do COPANE, vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC), que desenvolve políticas de conscientização e o incentivo à divulgação das tradições e dos costumes do povo nordestino, enfrentando as discriminações e valorizando sua cultura. 

Secretário-executivo Raul Christiano se reúne com membros da Apane e IPA-SP (Foto: Divulgação/SJC)

De acordo com Christiano, neste ano, novos membros e o presidente serão eleitos para a composição do conselho para o biênio 2023-25. “Vamos fazer um chamamento das entidades representativas do povo nordestino, seguindo os ritos originários do Conselho, na sua lei de criação, em 2005, e decretos regulamentadores de 2006 e 2008”, acentuou o secretário.

Participaram da reunião a coordenadora Geral de Direitos Humanos, Maísa Costa, e o assessor especial do gabinete, Marcos Paulo, ambos da SJC; os representantes da Apane: o presidente Alberto Sabino, a vice-presidente Jaira Pereira e o secretário-geral Aparecido Monteiro; além de membros da IPA-SP: o presidente Jarim Lopes e o assistente jurídico Agnaldo Avelar.

Governo do Estado de SP