Representantes da Associação Casa Venezuela visitam Secretaria da Justiça

Secretário Fábio Prieto recebeu membros da ONG (Foto: Divulgação/SJC)

O secretário da Justiça e Cidadania, Fábio Prieto, reuniu-se, na tarde desta terça-feira (4/4), com a presidente da Associação Casa Venezuela, Blanca Montilla, e o diretor de Relações Institucionais da ONG, Tomás Alejandro Guzmán, na sede da pasta.

O objetivo da reunião foi propor parcerias com a pasta estadual e apresentar o trabalho desenvolvido pela entidade, no Brasil, nos últimos cinco anos, que tem facilitado e otimizado o processo de integração socioeconômica dos migrantes venezuelanos, que chegam ao país fugindo da crise à procura de dignidade e oportunidades.

O secretário Fábio Prieto aproveitou para abordar sobre as ações realizadas pela Secretaria da Justiça e Cidadania, entre elas, no Centro de Integração da Cidadania (CIC) do Imigrante, que oferece, desde 2014, diversos serviços e cursos profissionalizantes gratuitos aos imigrantes. A pasta conta ainda com Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (NETP), que tem uma série de ações educativas, de prevenção e combate ao tráfico humano, além de um Comitê Estadual Para Refugiados.

Secretário Fábio Prieto recebeu membros da ONG (Foto: Divulgação/SJC)

Participaram do encontro o secretário-executivo Raul Christiano; o coordenador do NETP, Giuliano Campos de Farias; a coordenadora do CIC, Tatiana Rached; e o executivo público na Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Efrén Colombani.

Sobre a Casa Venezuela
A ONG foi criada em 2018, mesmo ano em que foi instituída a “Operação Acolhida” para enfrentar a crise migratória venezuelana, sobretudo, em Roraima, a principal porta de entrada dos estrangeiros no Brasil, com o propósito de promover a integração socioeconômica de venezuelanos vulneráveis no país.

As principais áreas de ação da Casa Venezuela são a inserção laboral e sociocultural. Atua em parceria com organizações que atuam na área, do governo brasileiro e de países que apoiam a causa, bem como de empresas privadas. Também defende os valores democráticos, com respeito às liberdades individuais e aos direitos humanos. Atualmente, possui representação em oito cidades brasileiras.

Governo do Estado de SP