PSA Guardiões das Florestas atua na conservação florestal no estado de SP

Conheça mais sobre o programa que contribui com a preservação no estado de São Paulo, além de olhar para os povos originários e suas terras

Neste Dia de Proteção às Florestas, celebrado em 17 de julho, a data chama a atenção para a importância da preservação das florestas e do papel fundamental dos povos originários nesse processo. Dentro deste contexto, o Programa de Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA) Guardiões das Florestas, criado no final de 2021, tem dentro do seu Comitê Gestor um nome atuante na Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado.

O coordenador de Políticas para os Povos Indígenas (CPPI), Cristiano Kiririndju, garante a participação dos povos originários na preservação ambiental, onde remunera povos originários que contribuem com as Unidades de Conservação, sobrepostas no todo ou em parte por terras/ocupações indígenas para realização de ações como monitoramento territorial, ambiental e da biodiversidade e turismo socioambiental.

O programa é dividido em eixos de atuação, como Monitoramento Territorial e Ambiental, Monitoramento da Biodiversidade, Restauração Florestal, Qualificação Intercultural e Turismo de Base Comunitária.

“É uma honra participar deste projeto tão importante para a proteção das nossas florestas e o fortalecimento da cultura dos povos indígenas. Estamos com as portas da coordenadoria e da secretaria abertas para as equipes e agentes do projeto”, afirma Cristiano.

As aldeias ou TIs beneficiadas são: Ywyty Guaçu, na zona de amortecimento do Parque Estadual da Serra do Mar (PESM) Núcleo Picinguaba; Djalkoaty, na APA Serra do Mar e zona de amortecimento do PESM Núcleo Itariru; Tenondé Porã, Rio Branco Itanhaém e Guarani do Aguapeú, no PESM Núcleos Curucutu e Itutinga-Pilões e zona de amortecimento; Paranapuã, no Parque Estadual Xixová Japuí; Peguaoty, nos parques estaduais Carlos Botelho e Intervales; e Jaraguá, na zona de amortecimento do Parque Estadual do Jaraguá.

Ao valorizar as atividades, a cultura e os valores dos povos indígenas, o PSA Guardiões das Florestas reafirma a importância desses guardiões da natureza para a preservação do patrimônio ambiental e cultural do estado de São Paulo e do Brasil. Ajude as florestas e os povos originários pelo endereço psaguardioesdasflorestas@fflorestal.sp.gov.br

Governo do Estado de SP