Procon-SP investe na interlocução com unidades conveniadas para ampliar estrutura de atendimento aos consumidores de todo o estado

Além de atender situações pontuais e emergências, primeiros 100 dias no órgão de defesa do consumidor sob a atual gestão, marcam o diálogo e a orientação como principais caminhos para a resolução de conflitos

Nestes primeiros 100 dias sob a nova gestão estadual, o Procon-SP está investindo na ampliação da estrutura de atendimento aos consumidores de todo o Estado, por meio da reestruturação de sua área de relacionamento com os órgãos de defesa do consumidor conveniados, além de manter sua postura de prontidão em oferecer respostas para demandas em situações pontuais ou causadas por emergências, como a verificada no litoral norte paulista, durante o período do Carnaval.

Outra marca da Fundação, que tem reagido com rapidez na defesa das relações de consumo, é a de mediação de conflitos. Atenta a situações como a repercussão de problemas na realização de shows ou quando os consumidores relataram suspeitas de comportamento atípico das tarifas dinâmicas de aplicativos de transporte em dias de greve na Capital, o setor tem solicitado constantemente explicações das empresas envolvidas, sempre buscando entender o problema de forma técnica e oferecer a melhor orientação para os consumidores.

Para o Diretor Executivo do Procon-SP Wilton Ruas, o atendimento das demandas, o foco na orientação e a ampliação das relações institucionais e de parcerias, ganharam um grande impulso nestes 100 primeiros dias de governo, de acordo com os pilares da atual gestão: abordagem técnica, diálogo, orientação, informação e cidadania. 

“Ao investir na interlocução com as unidades municipais, fortalecer o diálogo com os outros integrantes do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor e com fornecedores de diversos segmentos, buscamos aprimorar o funcionamento das estruturas existentes para harmonizar as relações de consumo, o que significa melhorar os serviços oferecidos aos cidadãos”, analisa Ruas.

Outro destaque neste período foi a rápida capacidade de mobilização da área de fiscalização do Procon-SP, para atender eventos que demandaram a presença dos agentes do órgão. Desde o início dos eventos climáticos que causaram transtornos no litoral norte de São Paulo, houve acompanhamento, em conjunto com agentes regionais, municipais e Polícia Civil, atuando localmente para proteger a população, já enfrentando sérias dificuldades causadas pelos deslizamentos e inundações, impedindo possíveis práticas abusivas na comercialização de produtos de primeira necessidade.

Além das ações, que também ganharam destaque no período, relativas aos recentes shows realizados na cidade de São Paulo, em que o Procon-SP, atento ao elevado número de reclamações, após análise detalhada, solicitou esclarecimentos aos organizadores dos eventos e enviou equipes para fiscalizar presencialmente o atendimento aos frequentadores.

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