Procon promove ação em Paraisópolis para sanar dúvidas e receber reclamações de consumidores
No último sábado, dia 18, especialistas da Fundação Procon-SP visitaram a Comunidade de Paraisópolis, na Zona Sul da Capital, para tirar dúvidas sobre questões de endividamento, dúvidas de consumo e reclamações contra fornecedores. A ação piloto foi a primeira que a fundação fez dentro de uma comunidade, e Paraisópolis foi escolhida devido ao grande endividamento dos seus moradores. Segundo estudo publicado no último dia 1º de junho, ver abaixo, um em cada três moradores está endividado, especialmente homens e jovens.
A ação foi coordenada pela diretora executiva do Procon, Ivete Maria Ribeiro que acompanhou o atendimento dos especialistas e concedeu entrevistas para os veículos de imprensa presentes. Assista a matéria da Globo http://globotv.globo.com/globo-news/jornal-globo-news/v/procon-da-orientacao-financeira-para-endividados-na-comunidade-de-paraisopolis/4330586/
Um em cada três moradores da comunidade de Paraisópolis está inadimplente, é o que revelou estudo da Serasa sobre a taxa de inadimplência de Paraisópolis. Entre os seus moradores, 31,5% têm dívidas, resultado acima do percentual registrado na capital paulistana (24,4%). Isso significa que a cada três moradores da comunidade, um está inadimplente. E a inadimplência dos homens é maior do que a das mulheres em Paraisópolis. Enquanto 33,4% do público masculino está com dívidas atrasadas, no caso das mulheres o percentual é de 27,6%. Por faixa estaria, o público jovem, de 18 a 25 anos, possui taxa de 44,0%.
O grupo de idade de 26 a 30 anos registrou taxa de 37,9%. Cada habitante da comunidade possui, em média, três dívidas em atraso, o que representa um valor médio total de R$ 4.083,93. Jovens Adultos da Periferia são a maioria dos negativados. 45,0% dos pequenos empreendedores estão na mesma situação.
Heliópolis recebe ‘Procon na Comunidade’
O ‘Procon na comunidade’ continua no próximo sábado, dia 25, desta vez em Heliópolis, a maior comunidade de São Paulo. A ação acontece dentro da Escola de Samba Imperador do Ipiranga, na Vila Carioca, na Zona Sul, que está inserida em um dos oito núcleos da comunidade, chamado Pilões. O atendimento se iniciará às 9h30 com a realização de palestra sobre Orientação Financeira para evitar o superendividamento. Os técnicos do Procon-SP irão levar atendimento indo de encontro a consumidores que normalmente não teriam acesso a este atendimento.