Novos conselheiros do CONED tomam posse na SJC
Na manhã desta quarta-feira (29/03), a Secretaria da Justiça e Cidadania deu posse aos novos conselheiros e respectivos suplentes, das 48 cadeiras que formam o Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas de São Paulo, o CONED, na sede da pasta, o Palácio Ernesto Leme.
Ato contínuo, houve a primeira reunião do órgão para formação da nova diretoria, em que foram eleitos, para presidente, por unanimidade, Eliana Borges Gonçalves Rodrigues, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Coordenadora da Coordenadoria de Políticas sobre Drogas do Estado de São Paulo; para vice-presidente, Lucas Roncatti Guirado, da Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas; e para secretário-executivo, Marcos Paulo de Oliveira Alves, da própria SJC.
O mandato de toda a nova turma de conselheiros é de dois anos, de hoje até o primeiro trimestre de 2025, quando o CONED deverá ser novamente recomposto.
Formado por membros da Sociedade Civil, do Governo do Estado de São Paulo (várias secretarias de estado), da Prefeitura da Capital, de universidades paulistas, do Ministério Público estadual e federal, da Defensoria Pública estadual, de Conselhos de Classe e outros órgãos de estado, o CONED tem a missão de debater e orientar políticas públicas ligadas ao tema.
A ex-presidente, Lúcia Decot Sdoia, que volta a ser conselheira do CONED, falou durante a posse e agradeceu aos que encerraram o mandato e aos novos integrantes: “espero que os novos sigam com boas discussões e trabalho construtivo na efetivação de uma política para álcool e drogas, pois o terreno é pesado, grave e urgente. Precisamos continuar com uma postura propositiva, aproveitando o aprendizado de todo o rito burocrático do Estado, que trouxemos até aqui, e que precisa ser acelerado. Sempre apoiando e fortalecendo os Conselhos Municipais, pois sabemos que tudo começa a se desenrolar, a ter solução, de forma concreta, nas cidades, nos municípios”, concluiu.
Durante a solenidade, o Coronel Sanchez, Diretor da Polícia Comunitária e de Direitos Humanos da PM, lembrou que “a Polícia precisa trabalhar com a prevenção primária, evitando, na medida do possível, que fatos negativos aconteçam e se cristalizem”.
Após a leitura de todos os nomes dos novos conselheiros, pelo Cerimonial da pasta, o secretário-executivo da SJC, Raul Christiano, assinou o Livro de Posse e encerrou a solenidade, ressaltando que, “o CONED se restabelece com nova representação governamental e de muitas das entidades representadas em sua composição. O CONED paulista é marcante, histórico, e representa um legado de conquistas na relação do Estado com as drogas, avançando em políticas públicas, sem retrocessos”.
Christiano confirmou que “São Paulo não é uma ilha” e que possui uma história de protagonismo diante da Nação Brasileira, inclusive neste campo que mobiliza a sociedade, com práticas bem-sucedidas. Segundo ele, São Paulo seguirá conectado às políticas nacionais, em relação ao tema. Raul Christiano também reforçou a relevância da atuação nos Municípios, recordando o ex-governador Franco Montoro, sobre onde mora o povo.
Duas novas datas de encontro do novo CONED já estão marcadas: primeira reunião de trabalho, on-line, em 13 de abril próximo; e reunião ordinária, em 27 de abril, presencial, em local a ser definido.