Nova desembargadora toma posse no Tribunal de Justiça

A juíza Claudia Lucia Fonseca Fanucchi tomou posse nessa segunda-feira (12) como desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. O secretário da Justiça e Cidadania, Paulo Dimas Mascaretti, representou o Governador João Doria na cerimônia, que contou ainda com a presença do presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli. Ela ocupa a vaga deixada pelo desembargador Antonio José Silveira Paulilo, recentemente aposentado.

Claudia Fanucchi assina o termo de posse como desembargadora

Graduada em 1986 pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e com título de Master of Law obtido em pós-graduação feita no País de Gales, Claudia Fanucchi ingressou na magistratura em 1990, depois de ter atuado cinco anos como escrevente judiciário no extinto 2º Tribunal de Alçada Criminal. Ao ingressar na carreira, foi nomeada para a 38ª Circunscrição Judiciária, com sede em Franca. Atuou depois em Osasco, Francisco Morato e Mairinque. Em 1992 foi promovida ao cargo de juíza auxiliar da capital e, em 2001, removida para a 2ª Vara Criminal de São Caetano do Sul. Três anos depois, foi promovida para a 41ª Vara Cível de São Paulo e, em 2012, passou a exercer o cargo de juíza substituta em 2º grau. Desde 2015 era juíza efetiva do Tribunal Regional Eleitoral.

A nova desembargadora foi saudada como “grande magistrada, que conseguiu aliar e aperfeiçoar eficiência, senso de justiça, sensibilidade, firmeza de caráter e discrição”, nas palavras da desembargadora Luciana Bressani, que fez a saudação em nome do Tribunal de Justiça.

Presidente do STF, ministro Dias Toffoli, participou da cerimônia no Tribunal de Justiça

Para o presidente do STF, ministro Dias Toffoli, Claudia Fanucchi “é magistrada talhada para a vida, para o ofício judicante e para a realidade”. Destacando que conheceu a empossanda quando foi presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Dias Toffoli elencou outras qualidades da nova desembargadora. “Além de ser ótima julgadora, sabe bem o resultado de suas decisões para a realidade social, e isso é o que distingue o magistrado”, observou.

O presidente do Tribunal de Justiça, Manoel de Queiroz Pereira Calças, destacou que Claudia Fanucchi sempre teve na família a vocação para o Judiciário, lembrando que ela é filha do desembargador Nelson Fonseca, que foi presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, e irmã de Nelson Fonseca Junior, juiz substituto em 2º grau. Seu marido Alfredo Fanucchi Neto, falecido em 2009, também era desembargador. “Tem uma história pessoal bonita que serve de exemplo, além de sólida formação moral e profissional”, complementou.

Ao ser empossada, Claudia Lucia Fonseca Fanucchi prometeu “continuar a defender as instituições democráticas e zelar pelo prestígio e força da justiça do bem”. Seu compromisso, reafirmou, é atuar “com independência, coragem, engajamento ético e moral e respeito a todo e qualquer cidadão destinatário final do trabalho do Judiciário”.

Secretário da Justiça, Paulo Dimas Mascaretti, cumprimenta a nova desembargadora

Prestigiaram a cerimônia juízes do Tribunal Regional Eleitoral, membros do Ministério Público, ex-juízes do Superior Tribunal de Justiça, desembargadores, juízes, a deputada federal Renata Abreu e outras autoridades.

Secretaria da Justiça e Cidadania

Email: justica@justica.sp.gov.br