Justiça e Cidadania encaminha ampliação de parceria com a Fundação Florestal

Pasta pretende aumentar a participação de aldeias indígenas no programa ‘Guardiões da Floresta’ e estuda a inclusão de quilombolas na iniciativa de proteção da biodiversidade e riquezas naturais de São Paulo

 

Nesta quarta-feira (25/10), o secretário de estado da Justiça e Cidadania, Fábio Prieto, juntamente com a cúpula da pasta (SJC) recebeu o diretor-executivo da Fundação Florestal, Procurador do Estado, Rodrigo Levkovich, para uma reunião, no salão nobre da SJC.

Com as presenças do secretário-executivo Raul Christiano, da Chefe de Gabinete, Lucimara Nunes de Paula, e os coordenadores de Políticas para Indígenas e População Negra, respectivamente Cristiano Kiririndju e Robson Silva Ferreira, foi discutida a ampliação do projeto Guardiões da Floresta. Iniciativa em andamento, em seis localidades, onde indígenas atuam, oficialmente, no monitoramento e ações territoriais para proteger a biodiversidade de áreas de conservação.

O Programa “Guardiões da Floresta”, concretizado em janeiro deste ano, nomeia, remunera e provê equipamentos para que os próprios indígenas assumam a missão de proteger seus territórios contra invasões imobiliárias, garimpo e desmatamento ilegais, utilizando câmeras, drones e outros, apropriados a essa missão.

O secretário Fábio Prieto reforçou a importância da iniciativa que criou o programa “Guardiões da Floresta”, em execução desde o seu anúncio pela Secretaria de Meio Ambiente, infraestrutura e logística do Estado, presente em seis territórios indígenas: no Litoral Norte, no Vale do Ribeira, em São Vicente e em duas aldeias na Capital, incluindo o Jaraguá. Nesse encontro, reafirmou o plano para uma ampliação gradual e sustentável do programa para o restante dos territórios indígenas do estado, com a possibilidade da participação dos moradores tradicionais de quilombos paulistas, após a avaliação dos cenários atuais em ambas as realidades.

“Estamos à disposição para conversar sobre a ampliação do Programa para outros territórios, com o devido treinamento das comunidades envolvidas”, reforçou Rodrigo Levkovich, diretor-executivo da Fundação Florestal, confirmando que já há no PPA estadual ação orçamentária definida para este apoio aos povos originários paulistas.

Avanços para a população indígena

Na mesma data, antes da reunião, o secretário-executivo da SJC, Raul Christiano, foi recebido na sede da SABESP, em Pinheiros, pelo diretor de Regulação e Novos Negócios, Bruno de Magalhães D’Abadia, juntamente com o assessor executivo da Companhia, engenheiro João Paulo Tavares Papa e os gerentes operacionais da superintendência da Baixada Santista, Praia Grande e Peruibe. A ideia era conhecer reivindicações e articular o apoio à implantação de infraestrutura de água e sistema de esgotamento sanitário (ou fossa séptica e sumidouro) para aldeias indígenas nos territórios do Estado de São Paulo. “Esse foi mais um encaminhamento de políticas públicas do Governo Tarcísio de Freitas para os povos indígenas”, destacou o representante da Justiça e Cidadania. Participaram da reunião, também, o coordenador estadual de Políticas para os Povos Indígenas da Pasta, o cacique Cristiano Kiririndju, o superintendente da Funai em São Paulo e Rio de Janeiro, cacique Ubiratã Gomes e representantes da Secretaria Nacional de Saúde Indígena, vinculada ao Ministério da Saúde, que apresentaram um diagnóstico da demanda.

Governo do Estado de SP