IPEM apreende 99% dos fios e cabos elétricos fiscalizados durante operação especial
Com o intuito de defender a credibilidade da marca do Inmetro, o Instituto de Pesos e Medidas (IPEM-SP), vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, realizou nesta quarta-feira (19/4) a operação especial “De Olho na Marca”, visando retirar do mercado fios e cabos elétricos com o selo do Inmetro com registro cancelado.
Todo cabo elétrico deve constar na sua embalagem o selo do Inmetro com o número do registro ativo demonstrando que o produto cumpriu com todas as exigências legais relativas aos ensaios de segurança do produto e não possui nenhuma restrição.
Foram fiscalizados 1.140 rolos de fios e cabos e encontradas irregularidades em 1.136 deles, o que corresponde a 99% dos produtos vistoriados. No total, foram visitados 17 estabelecimentos no estado de São Paulo, sendo encontradas irregularidades em 15 deles (88%). O material irregular foi apreendido e interditado pelas equipes de fiscalização.
Foram encontrados produtos irregulares em estabelecimentos comerciais de Araraquara, Campinas, Indaiatuba, Jundiaí, Mogi das Cruzes, Presidente Prudente, Rio Claro, São Carlos, São José do Rio Preto, Santos e Várzea Paulista.
Na Capital, foram encontradas irregularidades em todos os 285 dos produtos fiscalizados nas três lojas verificadas.
Os produtos fiscalizados tiveram seus registros cancelados em virtude de problemas detectados após a certificação inicial e o que as empresas vêm colocando no mercado. Estas não conformidades, como de resistência elétrica, foram detectadas no Programa de Vigilância de Mercado do Inmetro executado por meio dos IPEMs estaduais.
A fiscalização ocorreu nos estabelecimentos comerciais espalhados em 18 cidades do Estado de São Paulo. São elas: Araraquara, Campinas, Indaiatuba, Jundiaí, Presidente Prudente, Rio Claro, São Carlos, Santos, Santo André, São Paulo, São José do Rio Preto, Mogi das Cruzes, Osasco e Várzea Paulista.
As empresas autuadas terão dez dias para apresentar defesa junto ao instituto. De acordo com a lei federal 9.933/99, as multas podem chegar a R$ 1,5 milhão.
IPEM-SP
O IPEM-SP é uma autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Governo do Estado de São Paulo e órgão delegado do Inmetro. Com uma equipe de fiscalização formada por especialistas e técnicos, realiza diariamente, em todo o Estado de São Paulo, operações de fiscalizações rotineiras em balanças, bombas de combustíveis, medidores de pressão arterial, taxímetros, radares, capacetes de motociclistas, preservativos, cadeiras de carro para crianças, peças de roupa, cama, mesa e banho, botijões de gás, entre outros materiais. É seu papel também proteger o consumidor para que este leve para casa a quantidade exata de produto pela qual pagou.
Quem desconfiar ou encontrar irregularidades pode recorrer ao serviço da Ouvidoria, pelo telefone 0800 013 05 22, de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou enviar e-mail para: ouvidoria@ipem.sp.gov.br.
Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania
Assessoria de Comunicação- IPEM