Imesc realiza coleta de DNA na sede da Defensoria Pública

A iniciativa propõe novos locais para facilitar o exame

Autoridades reunidas na sede da Defensoria Pública para falar sobre o início da coleta de DNA  da esq.p.dir: Aloísio de Toledo César,secretário da Justiça, Rafael Português, Defensor Público-Geral, Luiz Souto Madureira, secretário Adjunto da Justiça e Sérgio Maranhão, superintendente do Imesc

O Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo – Imesc, vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, começou hoje, 20 de abril, a coleta de material genético, para realização de exame de DNA na sede da Defensoria Pública do Estado de São Paulo, localizada na Rua Boa Vista, 150.

A iniciativa, pioneira no Estado, atenderá 100 famílias beneficiarias de assistência judiciária gratuita, ou seja, as partes não precisarão pagar pelo exame. A cada 15 dias serão realizadas 50 coletas pré-agendadas e os resultados serão encaminhados para a Defensoria.

O Secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania, Dr. Aloísio de Toledo César, esteve presente na sede da Defensoria acompanhando os primeiros atendimentos e falou da importância da descentralização dos exames. “Com os atendimentos aqui na área central, onde temos transporte público para todas as regiões da cidade, agilizará o tempo para a realização e o resultado do exame”, disse Toledo César que enfatizou: “Esperamos também que a partir de agora caía o número de ausências das partes nos dias agendados”.

 “Os dois órgãos mantém convênio com objetivo de realizar perícias médico-legais, psiquiatras e de investigação de vínculo genético, porém a coleta de material era realizada na sede do Imesc. Hoje estamos iniciando uma nova atividade deste convênio com as coletas aqui na Defensoria”, disse o Defensor Público-Geral em exercício, Rafael Português.

Também estiveram presentes na sede da Defensoria o Secretário Adjunto da Justiça, Luiz Souto Madureira; o Superintendente do Imesc, Sérgio Maranhão; o Defensor Público, Antônio Machado; a Enfermeira Chefe do Imesc responsável pelas coletas DNA, Karen Samos e a Chefe de Gabinete do Imesc, Dra. Juliana Luganni.

 

Reconhecimento

004   005

O sonho em ter o nome do pai na certidão de nascimento da filha Maria Eduarda foi o que levou Gislene procurar a Defensoria Pública e solicitar o reconhecimento da paternidade, “Nós moramos na mesma rua, mas não temos muito contato. Ele foi intimado a fazer o teste e veio aqui hoje. Estou muito feliz”, comentou.

 

Sobre o Imesc

O Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo – IMESC – é considerado um dos maiores centros de investigação de paternidade do mundo. Além do serviço oferecido na capital, também realiza mutirões de perícias no interior e mantém unidades de atendimento descentralizado para a realização de exames de DNA. A investigação de paternidade é um dos serviços mais procurados pelo órgão. O Imesc também realiza perícias de acidentes relacionadas ao seguro do DPVAT (Danos Pessoais causados por veículos automotores de Via Terrestre). É  pioneiro na utilização dos recursos da telemática para a prática preventiva do uso indevido de drogas no Brasil, por meio do serviço INFOdrogas.

 

 

 

 

Marta Barros
Assessora de Comunicação
Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania
(11) 3291.2612

Governo do Estado de SP