O que fazer ?

Você está com sintomas que podem te indicar estar grávida? Enjoo, tontura, vômitos, as mamas parecem inchadas e estão sensíveis e a menstruação está atrasada.

Antes de qualquer coisa, se acalme! Respire fundo, para diminuir o medo, a ansiedade e o estresse que você pode estar sentindo. Esses sentimentos podem estar ocorrendo não só você, garota, como ainda o seu parceiro, que também pode ser outro adolescente. Vocês precisam conversar entre si sobre essa suspeita. Essa atitude é muito importante.

A primeira ação que vocês precisam ter é tirar essa dúvida da cabeça. Para isso, preferencialmente juntos, procure uma unidade básica de saúde (UBS) mais próxima de onde mora.

Relate ao profissional de saúde que te atender que está lá porque suspeita da gravidez. A garota passará por um médico e fará um exame de sangue, chamado beta HCG.

Esse exame detecta e mede a presença do hormônio gonadotrofínico coriónico humano (o tal HCG) na corrente sanguínea. Se esse hormônio aparecer no resultado, significa que há uma gestação em curso. A quantidade do hormônio vai indicar o período, em semanas, do estágio da gravidez.

Se der positivo, logo em seguida é importante já iniciar o seu pré-natal e compartilhar a notícia. O apoio do pai do bebê neste momento é fundamental.

Governo do Estado de SP