Governo de São Paulo inaugura Casa da Juventude em Boituva

Espaço fomenta o empreendedorismo, qualificação profissional e economia criativa aos jovens

O Governo do estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC) e da Coordenadoria de Políticas para a Juventude (CPJ), e a Prefeitura de Boituva inauguraram nesta sexta-feira (26/01) a Casa da Juventude “Wiliam Paulo Venâncio Pereira – Negrets”.

O espaço está localizado na Rua Vicente Rodrigues Galvão – 278, em Boituva, e conta com uma área de coworking projetada especificamente para o trabalho colaborativo, garantindo que os jovens possam desenvolver projetos empresariais em diversos setores.

O investimento total foi de R$ 1,19 milhão, sendo R$ 790 mil destinados pelo Governo de São Paulo e R$ 231 mil de contrapartida da prefeitura de Boituva, além de R$ 169 mil para compra de equipamentos e mobiliários.

Durante seu discurso, o secretário da Justiça e Cidadania, Fábio Prieto, parabenizou o prefeito Edson Marcusso pela iniciativa e destacou que o investimento em políticas públicas voltadas para a juventude é essencial para o futuro do país. “Estamos inaugurando esse espaço de cidadania que abrigará a juventude da região. Esperamos que mais programas de estímulos aos jovens sejam criados, oferecendo infraestrutura, acolhimento e oportunidades para um amanhã promissor”, concluiu Prieto.

“É com muito orgulho que estamos entregando essa obra, uma das mais importantes para a cidade de Boituva. As pessoas que usarão a Casa terão todo nosso apoio na sua formação profissional e tenho certeza que teremos muitos talentos revelados aqui”, disse Edson Mancuso, prefeito de Boituva.

O coordenador de Políticas para a Juventude da SJC, Juliano Borges, ressaltou que “a cidade de Boituva é referência para outros municípios que acreditam e querem investir na juventude, que, sem dúvida nenhuma, representa novos horizontes aos jovens do Estado de São Paulo”.

O evento também contou com a presença do secretário-executivo da Justiça e Cidadania, Raul Christiano, do secretário municipal de Eventos, Juventude e Turismo de Boituva, Felippe Henrique Vidal Soares, do deputado federal Vitor Lippi, da Juíza de Direito da 2ª Vara Cível da Comarca de Boituva e diretora do Fórum, Heloísa Helena Franchi Nogueira, além da população local.

Casa da Juventude

A Casa da Juventude é um projeto de incentivo ao empreendedorismo, a qualificação profissional e a economia criativa, para que as cidades possam oferecer cursos e atendimento ao público entre 15 e 29 anos, em preparação para o mercado de trabalho.

Em 2023, a Secretaria da Justiça e Cidadania entregou seis casas da juventude no estado de São Paulo: Cabreúva, Saltinho, Itatiba, Ilha Comprida, Piquete e Salto de Pirapora.

Visita ao Fórum de Boituva

Após a cerimônia de inauguração da Casa da Juventude, o secretário da Justiça Fábio Prieto, o prefeito Edson Marcusso e a Juíza Heloísa Helena Franch visitaram as obras da construção do Fórum da cidade. O Governo do estado de São Paulo investiu aproximadamente R$ 17 milhões e cerca de 90% da obra já foi concluída.