Em live,  CPPNI debate conduta policial durante abordagem à população negra

A segunda live promovida pela Coordenação de Políticas para a População Negra e Indígena, da Secretaria da Justiça e Cidadania, abordou “Vidas Negras Importam”. O tema central versou sobre a abordagem policial à população negra.

De acordo com o entrevistado, o secretário-executivo da Polícia Militar de São Paulo Álvaro Camilo, a PM está realizando o Programa Retreinar em todo o Estado.  “A instituição não diferencia as pessoas mas recentemente identificamos que alguns policiais tem cometidos excessos durante as ocorrências. Eles  trabalham com vidas e com direitos. Estamos reavivando em toda a corporação os valores institucionais que são respeitar os direitos humanos, a dignidade e a integridade física das pessoas”.

Camilo ressaltou que as punições aos maus profissionais ocorrem na esfera administrativa e penal, com advertência, demissão e expulsão.  Ele colocou à disposição da CPPNI os canais da PMESP para envio de denúncias contra policiais.

A coordenadora de Políticas para a População Negra e Indígena, Regina Laura Morais Marinho, conduziu a entrevista e solicitou que a Pasta possa participar da formação continuada dos militares.

Outros temas como saúde mental dos policiais, formação, e ingresso na carreira militar também foram tratados.

Confira a íntegra da live.

 

 

Governo do Estado de SP