CRAVI é contemplado com Selo Municipal de Direitos Humanos e Diversidade 2021
O Centro de Referência e Apoio à Vítima (CRAVI), um programa da Secretaria da Justiça e Cidadania, foi contemplado com o “Selo Municipal de Direitos Humanos e Diversidade 2021”, promovido pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania.
A cerimônia de entrega do prêmio ocorreu nesta sexta-feira (29), às 19h, no Museu do Futebol. Em decorrência das medidas sanitárias impostas pela pandemia da Covid-19, somente algumas autoridades e representantes das categorias contempladas participaram de forma presencial. As demais acompanharam o evento por meio das redes sociais (Youtube e Facebook) da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania.
O secretário executivo da Justiça e Cidadania, Luiz Orsatti Filho, ressaltou a importância do premiação “É um enorme prazer participar deste evento, representando a Secretaria de Justiça e Cidadania, com um programa importante em prol da mulher. Este selo consolida o trabalho da secretaria no atendimento às mulheres por meio do CRAVI, principalmente àquelas vítimas de violência doméstica. Parabéns à Prefeitura de São Paulo por esta iniciativa de reconhecer este importante programa com o Selo Municipal de Direitos Humanos e Diversidade”, disse Orsatti.
O CRAVI foi contemplado com o Selo 2021, na categoria Mulheres” pelo projeto “Em briga de marido e mulher, se mete a colher: A criação do atendimento online a mulheres vítimas de violência doméstica na pandemia”.
O projeto apresentou a metodologia inovadora das vítimas de violência doméstica, que recebem atendimento online neste período de pandemia em virtude da Covid-19. Além disso, a iniciativa foi uma forma de ampliar a divulgação do trabalho realizado pelo Programa.
Concorreram ao Selo, que está em sua 4ª edição, organizações do terceiro setor, empresas públicas, privadas e de economia mista e órgãos públicos por iniciativas, projetos, programas e ações voltadas à diversidade e inclusão.
A cerimônia contou com as presenças do prefeito Ricardo Nunes, da secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Cláudia Carletto, e demais convidados.
CRAVI
O Centro de Referência e apoio à Vítima (CRAVI), um programa da Secretaria da Justiça e Cidadania, criado em julho de 1998, oferece atendimento psicossocial e jurídico gratuito para vítimas e familiares de crimes conta a vida, como homicídio, latrocínio, feminicídio, colaborando para seu acesso à justiça por meio de parcerias consolidadas com a Defensoria Pública do Estado de São Paulo, com o Ministério Público do Estado de São Paulo e o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.
Por meio de convênio firmado com o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo desde 2016, o CRAVI dá suporte psicológico às vítimas de violência doméstica em que os autores dos crimes passam por audiênciade custódia.
A psicóloga do CRAVI responsável em receber os boletins de ocorrência e termos de audiências de custódias pelos cartórios faz o contato telefônico com as vítimas de violência doméstica e oferece, além das informações sobre as medidas protetivas e rede de atendimento especializada, a possibilidade da vítima ser atendida de forma online por um estagiário.
Desde sua criação o Programa já realizou mais de 55 mil atendimentos.