CPPI participa de seminário para a criação da Universidade Federal Indígena

Coordenador de Políticas para os Povos Indígenas (CPPI), Cristiano Kiririndju.

O Seminário Regional de escuta aos Povos Indígenas, realizado pelo Ministério da Educação, reuniu diversas vozes indígenas e autoridades para discutir a criação de uma Universidade Federal Indígena no Brasil. A Coordenadoria de Políticas para os Povos Indígenas (CPPI), representando a Secretaria da Justiça e Cidadania de São Paulo, participou do evento, que aconteceu nesta sexta-feira (02) na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), para colaborar com as necessidades e aspirações das comunidades indígenas sejam ouvidas e incorporadas ao processo de criação da universidade.

Segundo Cristiano Kiririndju, coordenador da CPPI, a participação da Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC), por meio da Coordenadoria para os Povos Indígenas, no evento destaca a importância da colaboração entre diferentes órgãos governamentais e as comunidades indígenas para promover uma educação inclusiva e que respeite as especificidades culturais dos povos indígenas.  “A criação de uma Universidade Federal Indígena busca não apenas oferecer educação superior de qualidade, mas também fortalecer a identidade e os conhecimentos tradicionais dos povos indígenas no Brasil”, destaca Cristiano.

No encontro, foram coletadas informações e análises de entidades indígenas, indigenistas, públicas ou privadas, além de especialistas, para subsidiar a criação e implementação da universidade. Essa iniciativa busca atender às necessidades específicas dos povos indígenas em relação à educação superior.

Cristiano Kiririndju também enfatizou a relevância do evento: “este evento marca um passo significativo na valorização e preservação das culturas e conhecimentos tradicionais indígenas, oferecendo uma plataforma de ensino superior adaptada às nossas realidades e necessidades. É um dia de celebração e reflexão sobre o futuro da educação indígena no Brasil, um futuro em que nossas vozes e saberes são respeitados e integrados ao tecido educacional do país.”

Governo do Estado de SP