Com recursos do FID, Bragança Paulista inaugura obras de restauração, reforma e recuperação ambiental

Investimentos somam mais de R$ 4,5 milhões

Nesta sexta-feira, 4 de novembro, o secretário executivo da Justiça e Cidadania, Luiz Orsatti Filho, entregou duas obras no município de Bragança Paulista, uma de reforma e restauração e a outra de recuperação de área degradada. O evento aconteceu no Mercado Municipal Waldemar de Toledo Funck, um dos locais reformados.

Mercado Municipal Waldemar de Toledo Funck reformado com recursos do FID (Foto: Divulgação/SJC)

O convênio com o Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos (FID), gerido pela Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC), foi assinado em agosto de 2019 . A obra recebeu cerca de R$ 1,7 milhão de investimento, dos quais R$ 945 mil são oriundos do FID.

Construído em 1887, o Mercado Municipal Waldemar de Toledo Funck possui grande relevância histórica, turística e comercial para o município. A obra teve como objetivo restaurar e climatizar os espaços físicos internos, recuperar a estrutura do telhado, pintar a edificação interna e externamente, e instalar equipamentos de acessibilidade.

Foram investidos R$ 2,8 milhões na recuperação de área degradada no Lago Tanque do Moinho (Foto: Divulgação/SJC)

Além dessa reforma, o FID também promoveu a recuperação de área degradada no Lago Tanque do Moinho, por meio da construção de um Centro Cultural, Parque Ecológico e demais estruturas para recuperar parte da Área de Preservação Permanente (APP). Foram investidos R$ 2,8 milhões, sendo R$ 2,5 milhões do FID e R$ 350 mil da contrapartida do município.

A construção e instalação de edificações, equipamentos e paisagismo no Lago Tanque do Moinho, proporcionou a preservação do meio ambiente e da memória cultural do município, e a criação de um local para lazer e recreação para a população bragantina e turistas.