CICs Oeste e Norte promovem curso gratuito para provas do Encceja
A Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, por meio do Centro de Integração da Cidadania (CIC) – unidades Oeste e Norte, realiza até 14 de outubro curso preparatório gratuito para certificação no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).
A iniciativa tem como objetivo preparar o candidatos para a prova destinada a jovens e adultos residentes no Brasil ou no exterior que não tiveram oportunidade de estudar na fase escolar regular.
O curso teve início no dia 5 de agosto no CIC Oeste, localizado na Estrada de Taipas, 990, Jardim Panamericano, no Jaraguá; e no dia 2 de setembro no CIC Norte, Rua Ari da Rocha Miranda, 36, bairro Jova Rural, ambos na capital.
As aulas acontecem todo sábado, das 9h às 12h, e conta com a presença de 100 alunos na unidade Oeste e 70 na unidade Norte. Os professores elaboraram as aulas de acordo com o conteúdo das disciplinas que serão exigidas no dia do exame: Português, Matemática, Ciências e Redação.
Para a certificação do ensino fundamental, o candidato deverá ter no mínimo 15 anos completos até o dia do exame. Para o ensino médio, 18 anos.
A aplicação das provas ocorrerá no dia 21 de outubro. O Exame é composto por quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma proposta de redação. As inscrições para o exame foram realizadas no período de 07 a 18 de agosto por meio da internet no site do Encceja.
“Está sendo uma experiência gratificante. Os alunos estão motivados porque muitos pararam de estudar há muitos anos e encaram a prova como a prova como um grande desafio”, disse a diretora do CIC Oeste, Edilaine Daniel. “Além do conhecimento, o estudo vai proporcionar novas oportunidades no mercado de trabalho porque muitos não conseguem emprego devido à falta do diploma do ensino médio”, acrescentou.
Sobre o Encceja
O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) foi realizado pela primeira vez em 2002, para aferir competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não concluíram o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio na idade adequada. Antes, a certificação para alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) era feita por meio de provas realizadas pelas secretarias municipais ou estaduais de educação, outra opção para obtenção do certificado.
O CIC
O Centro de Integração da Cidadania é um programa da Secretaria Estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania. Nas unidades do CIC (Cajamar, Campinas, Casa da Cidadania, Feitiço da Vila, Imigrantes, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato, Grajaú, Guarulhos, Jundiaí, Leste, Norte, Oeste, Sul, Pirapora do Bom Jesus e São Vicente), localizadas em regiões de grande vulnerabilidade social, a população tem acesso a serviços de emissão de documentos, cursos profissionalizantes, casamentos comunitários, núcleo de mediação de conflitos, orientação ao consumidor pelo Procon-SP, e acesso à justiça gratuita por meio da Defensoria Pública.
Assessoria de Comunicação
Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania