CIC Sul promove Jornada da Cidadania no próximo sábado

O Centro de Integração da Cidadania (CIC) Sul promove neste sábado (30), das 10h às 15h30, Jornada da Cidadania em Comemoração aos 25 anos do Parque Europa. O evento será realizado na Associação de Moradores Conjunto Habitacional Vereador Antônio Sampaio e Adjacências, localizada na avenida Hungria, 800, no bairro Guarapiranga.

A ação tem como objetivo promover atividades e serviços gratuitos que possibilitem melhoria na qualidade de vida da comunidade local e estimulem a integração e inclusão social.

A iniciativa irá oferecer, gratuitamente, serviços de emissão de 2º via de certidão de nascimento, de casamento e de óbito. É necessário apresentar RG, certidão antiga (mesmo danificada, ou, caso não a tenha, dados do cartório). Para emissão de 2ª via de CPF, basta identificar-se com RG e título de eleitor.

Os moradores também poderão solicitar a emissão da Carteira de Identidade – RG – para menores de 18 anos, acompanhados pelos pais ou responsáveis legais munidos de documentos pessoais. Deverá ser apresentada certidão de nascimento (original e cópia). Atestado d e antecedente criminal também poderá ser solicitado.

A Jornada da Cidadania contará, ainda, com cadastro para vagas de emprego, por meio do Centro de Apoio ao Trabalhador de São Paulo (CAT), mediante apresentação de Carteira Profissional, RG e CPF. Para os cidadãos que não possuem Carteira Profissional, será disponibilizada equipe para a emissão do documento.

Para a 1ª via, basta comparecer com 1 foto e RG. No caso da emissão de 2ª via, será necessário apresentar 1 foto, RG e a carteira antiga. Na impossibilidade, é necessário ter o número da 1ª via em algum documento oficial (rescisão, FGTS, Seguro Desemprego). Outra alternativa será solicitar esse número na Caixa Econômica Federal, antes do evento.

A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) será responsável pelo fornecimento de água gratuita durante o evento.

Na ocasião, a população terá, ainda, acesso à orientação jurídica por meio da Defensoria Pública. Os interessados deverão levar todos os documentos referentes ao problema em questão.

Na área da saúde, profissionais estarão à disposição para avaliação odontológica, aferição de pressão arterial, exame de vista, vacinação contra febre amarela, orientação ao idoso, atendimento de saúde do homem, orientação sobre doenças sexualmente transmissíveis e distribuição de preservativos.

Profissionais do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), do Conselho Tutelar e da Guarda Civil Metropolitana (GCM) estarão presentes para orientar a população.

Os adultos terão, ainda, corte de cabelo (feminino e masculino), design de sobrancelha e limpeza de pele.

Para o entretenimento das crianças, pintura facial, tobogã, cama elástica e distribuição de algodão doce.

A população contará com a apresentações de cultura carnavalesca; dança circular Linghu chinesa; canto da Mini Orquestra do CEU Casa Blanca; e apresentação de capoeira e danças, do Coral da Igreja.

 

Assessoria de Comunicação

Secretaria da Justiça e Cidadania

 

Governo do Estado de SP