CIC Oeste monitora mulheres vítimas de violência doméstica

O Centro de Integração da Cidadania (CIC) Oeste iniciou nesta quarta-feira (12) a terceira etapa da ação que pretende visitar e monitorar a segurança de 35 mulheres vítimas de violência doméstica atendidas na unidade localizada na Estrada das Taipas, 990, no Jaraguá. 

A iniciativa conta com o apoio da Polícia Militar da região para garantir o cumprimento da Lei nº 17.260, sancionada em 2020 no Estado de São Paulo.        

Na primeira etapa, policiais militares passaram por treinamento e foram capacitados a atuar com visitas domiciliares.

Na segunda etapa, foram alinhados os procedimentos e abordagem estipulados para melhor atender às vítimas.

Na terceira e atual fase, tiveram início as visitas domiciliares, como explica a diretora do CIC Oeste, Edilaine Daniel. “Durante o encontro, buscamos saber como a mulher está após a medida, se está se sentindo segura; se a medida está no prazo ou se venceu.”

O CIC Oeste também oferece agendamento psicológico, com assistente social e defensor público, por meio do Centro de Atendimento à Mulher.

Caso a mulher esteja desempregada, é efetuado um cadastro para possível encaminhamento para seleção de empregos e cursos.

Ao final da operação desta quarta-feira, as mulheres atendidas receberam cestas básicas doadas por empresas parceiras.

O projeto conta com a parceria da Base Comunitária de Segurança Panamericano, da 2 Companhia do 18 Batalhão da Polícia Militar Metropolitano do CPAM 3 Comando de Policiamento de Área Metropolitano.

 

CIC

O Centro de Integração da Cidadania (CIC) é um programa da Secretaria da Justiça e Cidadania que tem como missão promover o exercício da cidadania por meio da participação popular e garantir formas alternativas de Justiça, tendo como objetivos o acesso à Justiça; a prestação de serviços gratuitos; a articulação e o fortalecimento de redes e ações comunitárias; e a educação para cidadania e direitos humanos.

 

O CIC possui 17 unidades na Capital, na Grande São Paulo, no litoral e no interior do estado, geralmente em regiões de grande vulnerabilidade social. Na capital são 8 unidades: CIC do Imigrante (Barra Funda), Leste (Itaim Paulista), Oeste (Jaraguá), Sul (Jardim São Luís), Norte (Jaçanã), Casa da Cidadania (Jabaquara), Feitiço da Vila (Valo Velho) e Grajaú. Na Grande São Paulo são 4 unidades: Guarulhos, Pirapora do Bom Jesus, Francisco Morato e Ferraz de Vasconcelos. No interior, o CIC possui unidades em Campinas, Jundiaí, Laranjal Paulista e Cajamar. Há, ainda, uma unidade no litoral, em São Vicente.

Governo do Estado de SP