Centros de Integração da Cidadania ganham totens do Poupatempo

Uma parceria entre a Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC) e o Poupatempo já disponibiliza os totens de autoatendimento nas 18 unidades do CIC (Centro de Integração da Cidadania), programa da Pasta. O objetivo é oferecer atividades e serviços gratuitos que possibilitem melhoria na qualidade de vida das pessoas, estimulando a integração e a inclusão social.

Com o avanço da digitalização, o Poupatempo ampliou e aprimorou a oferta de serviços nos canais digitais. Além do portal (www.poupatempo.sp.gov.br) e aplicativo Poupatempo Digital, os totens têm um papel importante para os usuários, que economizam tempo, concluindo suas solicitações diretamente pelo equipamento, sem precisar passar pelo atendimento presencial.

Atualmente, 96 serviços podem ser acessados pelos totens. Entre os mais procurados estão os do Instituto de Identificação (IIRGD), como segunda via do RG e Atestado de Antecedentes Criminais, os do Detran.SP, como renovação, segunda via de CNH e substituição da permissão para dirigir, do Tribunal Regional Eleitoral, Procuradoria Geral do Estado, Procon, Secretaria da Fazenda, da Educação, Desenvolvimento Econômico, e de diversas prefeituras.

“O governo de São Paulo está atento às questões ligadas ao acesso à Justiça e à promoção da cidadania e a parceria mostra que estamos avançando nesse setor. O olhar diferenciado na proteção dos direitos dos cidadãos paulistas e no pleno exercício da cidadania pelos brasileiros que residem no Estado nos motiva e nos leva a buscar atuação cada vez mais propositiva, eficaz e abrangente”, destaca o secretário da Justiça e Cidadania, Fernando José da Costa.

As taxas podem ser pagas com o cartão de débito bancário, no momento da solicitação. No caso do RG e da CNH, o cidadão tem a opção de receber os documentos em casa, pelos Correios. Além de unidades dos CICs, os totens estão disponíveis em estações do Metrô e da CPTM, shoppings centers, supermercados, postos do Descomplica SP, Ciretrans e nos postos do Poupatempo, durante todo o horário de funcionamento dos estabelecimentos.

“Parcerias, como a realizada entre o Poupatempo e a Secretaria da Justiça, com a instalação de totens nos CICs, são fundamentais para garantir que os serviços digitais cheguem para todos, de forma acessível e sem privilégios, garantindo o direito do cidadão de ter sua demanda atendida de forma rápida e segura, sem burocracia”, afirma o diretor da Prodesp, empresa de Tecnologia que administra o Poupatempo, Murilo Macedo.

O CIC

O CIC é um programa da Secretaria da Justiça e Cidadania que tem como missão promover o exercício da cidadania pela participação popular e garantir o acesso à Justiça; a prestação de serviços gratuitos; a articulação e o fortalecimento de redes e ações comunitárias; e a educação para os direitos humanos.

São 18 unidades no Estado de São Paulo, geralmente em regiões de grande vulnerabilidade social. Na capital são 8 centros: CIC do Imigrante (Barra Funda), Leste (Itaim Paulista), Oeste (Jaraguá), Sul (Jardim São Luís), Norte (Jaçanã), Casa da Cidadania (Jabaquara), Feitiço da Vila (Valo Velho) e Grajaú. Na Grande São Paulo, o CIC está em Guarulhos, Pirapora do Bom Jesus, Francisco Morato e Ferraz de Vasconcelos. No interior, o CIC possui unidades em Campinas, Jundiaí, Laranjal Paulista, Cajamar e Juquiá, além de São Vicente, no litoral.