Centro de Solução de Conflitos e Cidadania é inaugurado no CIC Grajaú em cerimônia virtual

 

 

O Centro de Integração da Cidadania (CIC) Grajaú, em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, inaugurou virtualmente na terça-feira (22), às 10h30, uma unidade do Centro de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC).

Em sua saudação, o secretário da Justiça e Cidadania, Fernando José da Costa, falou da satisfação em estar celebrando mais uma parceria com o Tribunal de Justiça que possibilitara ao CEJUSC, realizar mediação de conflitos no CIC Grajaú. “Essa iniciativa viabiliza o acesso à justiça, e a resolução de conflitos principalmente   da população carente, da população que mais precisa dos serviços públicos.  Me sinto honrado, feliz por poder tomar mais uma atitude de acesso a população que mais precisa da justiça aqui através de medidas como mediação, como essas audiências”.

A iniciativa viabiliza o acesso à Justiça na resolução de conflitos, oferecendo assim inúmeros benefícios aos que necessitam da tutela jurisdicional, dentre as quais se destacam a economia e celeridade processual, autonomia de vontade das partes, maior eficácia e eficiência sobre a resolução do conflito, entre outros.

Além disso, será possível realizar sessões e audiências de conciliação e de mediação a cargo de conciliadores e mediadores, bem como o atendimento e a orientação aos cidadãos que possuem dúvidas e questões jurídicas.

O CIC Grajaú agendará os atendimentos do CEJUSC para as terças e quintas-feiras, das 9h às 16h.

No dia agendado será feita a abertura do Pré-Processual, onde a parte sairá ciente do dia designado para a audiência de conciliação, que será efetuado de forma on-line, devido a pandemia Covid-19.  Todos os agendamentos estão sendo mantidos em horários alternados, para não causar aglomeração.

O CIC Grajaú está localizado na Rua Pinheiro Chagas, 17, no bairro Vila São José, na zona Sul da capital.

Participaram da cerimônia, o desembargador José Carlos Ferreira Alves,  a Juíza Diretora do Fórum Regional de Santo Amaro, Flávia Beatriz Gonçalez Da Silva,  o desembargador José Roberto Coutinho De Arruda, o Juiz João Baptista Galhardo Júnior,  a Juíza Claudia Marina Maimone Spagnuolo, Coordenadora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania e Coordenadora Adjunta da Associação Paulista de Magistrados do Foro Regional de Santo Amaro, neste ato também representando a Presidente da APAMAGIS , Doutor Augusto Farias Ferreira Cravo, o Promotor de Justiça do Foro Regional de Santo Amaro, doutora Flávia Laet Ribeiro De Almeida, a Defensora Pública da Unidade Santo Amaro ,Doutora Lisandra Cristiane Gonçalves, Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção de Santo Amaro, Tatiana Rached Campos, Coordenadora Estadual dos Centros de Integração da Cidadania – CICs, Patrícia Cuofano Fernandes, Diretora do Centro de Integração da Cidadania – CIC Grajaú

 O CIC

O Centro de Integração da Cidadania (CIC) é um programa da Secretaria da Justiça e Cidadania que tem como missão promover o exercício da cidadania por meio da participação popular e garantir formas alternativas de Justiça, tendo como objetivos o acesso à Justiça; a prestação de serviços gratuitos; a articulação e o fortalecimento de redes e ações comunitárias; e a educação para cidadania e direitos humanos.

Possui 17 unidades na Capital, na Grande São Paulo, no litoral e no interior do estado, geralmente em regiões de grande vulnerabilidade social. Na capital são 8 unidades: CIC do Imigrante (Barra Funda), Leste (Itaim Paulista), Oeste (Jaraguá), Sul (Jardim São Luís), Norte (Jaçanã), Casa da Cidadania (Jabaquara), Feitiço da Vila (Valo Velho) e Grajaú. Na Grande São Paulo são 4 unidades: Guarulhos, Pirapora do Bom Jesus, Francisco Morato e Ferraz de Vasconcelos. No interior, o CIC possui unidades em Campinas, Jundiaí, Laranjal Paulista e Cajamar. Há, ainda, uma unidade no litoral, em São Vicente.

 

 

 

 

 

 

 

Governo do Estado de SP