Centro de Integração da Cidadania na zona norte de SP passa a oferecer os serviços do CATE à população

Iniciativa visa aumentar os serviços prestados nas unidades do CIC

Nesta quinta-feira, 18, o Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (CATE), serviço da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo – SMDET, iniciou os atendimentos na sede do Centro de Integração da Cidadania (CIC) Norte, da Secretaria da Justiça e Cidadania, de forma gratuita e acessível aos moradores da região, por meio de um espaço voltado a inserção no mercado de trabalho e geração de renda.

“Ter mais esse serviço dentro do espaço do CIC é uma ótima oportunidade para a promover a conexão entre o mercado de trabalho e a comunidade. Aqui as pessoas podem tirar dúvidas, buscar qualificação, e até serviços de empregabilidade. Promover essa conexão é muito importante para nós, enquanto Governo, para a população, e para todas as empresas da região”, destacou o Secretário da Justiça e Cidadania, Fábio Prieto.

No local, os moradores poderão contar com a intermediação de mão de obra (encaminhamento para vagas de emprego e processos seletivos), habilitação do seguro-desemprego, orientação para elaboração de currículo e cursos de qualificação da Plataforma Portal CATE, auxílio para uso do aplicativo da carteira de trabalho digital, cadastro no CADÚNICO, além dos serviços já ofertados pelo CIC.

Inicialmente, o atendimento acontecerá em modo de teste, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, por um período de três meses e, caso haja uma alta demanda, os serviços se tornarão fixos na unidade do CIC Norte. Está é a segunda unidade do CIC que passa a contar com os serviços. A primeira, inaugurada em 2016 no CIC Oeste, recebe uma média mensal de 880 atendimentos. A expectativa é de que ainda no próximo mês o CIC Sul também conte a presença do CATE.

“A presença do Secretário no espaço é fundamental para potencializar os serviços voltados à empregabilidade e empreendedorismo que são oferecidos nos CICs. Isso demonstra nosso compromisso em apoiar a população na busca por melhores oportunidades”, concluiu Coordenadora Estadual dos CICs, Tatiana Rached.

Estiveram presentes na inauguração dos serviços, o Secretário da Justiça e Cidadania, Fábio Prieto; a Coordenadora Estadual dos CICs, Tatiana Rached; a Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Dra. Eunice Prudente; o Secretário Adjunto Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Armando Junior; e a Coordenadora Municipal do Trabalho, Simone Malandrino.

CIC

O Centro de Integração da Cidadania (CIC) é um programa da Secretaria da Justiça e Cidadania que tem como missão promover o exercício da cidadania por meio da participação popular e garantir formas alternativas de Justiça, tendo como objetivos o acesso à Justiça; a prestação de serviços gratuitos; a articulação e o fortalecimento de redes e ações comunitárias; e a educação para cidadania e direitos humanos.

O CIC possui 18 unidades na Capital, na Grande São Paulo, no litoral e no interior do estado, geralmente em regiões de grande vulnerabilidade social. Na capital são 8 unidades: CIC do Imigrante (Barra Funda), Leste (Itaim Paulista), Oeste (Jaraguá), Sul (Jardim São Luís), Norte (Jaçanã), Casa da Cidadania (Jabaquara), Feitiço da Vila (Valo Velho) e Grajaú. Na Grande São Paulo são 4 unidades: Guarulhos, Pirapora do Bom Jesus, Francisco Morato e Ferraz de Vasconcelos. No interior, o CIC possui unidades em Campinas, Jundiaí, Juquiá, Laranjal Paulista e Cajamar. Há, ainda, uma unidade no litoral, em São Vicente.

Governo do Estado de SP