Casamento comunitário celebra a união de 43 casais no Centro de Tradições Nordestinas
Evento, realizado no último sábado (23), foi organizado pela Secretaria da Justiça e Cidadania
No último sábado (23/11), 43 casais selaram suas uniões em uma emocionante cerimônia de casamento comunitário promovido pela Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC), por meio do Centro de Integração da Cidadania (CIC) Norte, em parceria com o Centro de Tradições Nordestinas (CTN). O evento, realizado na sede do CTN, na zona norte da capital, marcou a 13ª edição dessa iniciativa, que começou em 2011.
A ação visa garantir o direito ao casamento formal para casais em situação de vulnerabilidade social, oferecendo, de forma gratuita, a cerimônia e os trâmites legais. Para participar, os noivos precisaram atender aos critérios estabelecidos pela lei, incluindo a comprovação de renda familiar de até três níveis mínimos.
Durante a conferência, Tatiana Rached, coordenadora geral dos CICs, destacou a relevância do evento. “Este casamento comunitário é muito mais do que uma celebração; é uma verdadeira manifestação de cidadania e inclusão social. A parceria com o CTN nos permite realizar sonhos, reforçando a missão dos CICs de oferecer dignidade e oportunidades à população. Parabenizo os casais e desejo a todos uma jornada repleta de felicidade e realizações nesta nova etapa da vida”, afirmou.
Desde 2004, os casamentos comunitários promovidos pelos CICs já oficializaram mais de 6.500 uniões em 65 cerimônias realizadas em diferentes regiões do estado de São Paulo. A faz parte de um conjunto de ações que visa fortalecer os vínculos comunitários e promover a cidadania por meio de serviços gratuitos e acessíveis.
Sobre o CIC
O Centro de Integração da Cidadania é um programa do SJC voltado para atendimento em áreas de alta vulnerabilidade social. Com 18 unidades espalhadas por diversos municípios do Estado de São Paulo, incluindo a capital, o CIC oferece uma ampla gama de serviços gratuitos, como emissão de documentos, cursos profissionalizantes, mediação de conflitos, orientação ao consumidor pelo Procon-SP e acesso à justiça gratuito por meio da Defensoria Pública. Além disso, promove iniciativas que fortalecem os vínculos sociais, como os casamentos comunitários, que simbolizam a missão do programa de transformar vidas por meio da inclusão e cidadania.