Aldeia Paranapuã de São Vicente recebe benefícios à população indígena
Secretaria da Justiça e Cidadania participa com Coordenadoria para Povos Indígenas e destaca importância do diálogo.
Os indígenas da Aldeia Paranapuã, constituída por três núcleos familiares, localizada no Parque Estadual Xixová-Japuí, em São Vicente, há aproximadamente 20 anos, foram beneficiados, nesta sexta-feira (15/12), com a entrega de três edificações, que serão utilizadas como moradia. A iniciativa foi viabilizada após processo de mediação perante o TRF da 3.ª Região de São Paulo, a FUNAI e a comunidade indígena, e, na entrega das chaves mediante a assinatura de um Termo de Cessão de Uso, em cerimônia que contou com a participação do secretário-executivo da Justiça e Cidadania, Raul Christiano, do coordenador de Políticas para os Povos Indígenas (CPPI), Cristiano Kiririndju, do diretor-executivo da Fundação Florestal, Rodrigo Levkovicz, e do Cacique da Aldeia Paranapuã, Ronildo Wêra.
Elaborado pela Fundação Florestal, vinculada à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), o Termo de Cessão de Uso, que garante o uso em caráter intransferível das edificações, foi assinado pelos presentes no encontro. O ato também contou com a participação do coordenador da Funai, Ubiratã Gomes.
“É de grande importância a entrega dessas moradias porque celebra o diálogo e o estreitamento de relações entre o Governo do Estado e a causa indígena em São Paulo. Mais uma atitude histórica”, ressaltou Raul Christiano, ao sinalizar a relevância da criação e atuação da CPPI para o desenvolvimento de ações permanentes em prol da população indígena em todo o território estadual.
Segundo o coordenador da CPPI, Cacique Cristiano Kiririndju, a entrega das moradias na Aldeia Paranapuã consolida o objetivo da Secretaria de Justiça e Cidadania de levar políticas públicas de qualidade para os territórios indígenas. “Trata-se de um pequeno passo, mas fundamental para a melhoria das condições de vida dos indígenas do Estado de São Paulo. A Fundação Florestal teve um papel fundamental para que o ato se efetivasse”, acrescentou o Cacique, agradecendo o apoio de todos.
Parque Xixová-Japuí
O Parque Estadual Xixová-Japuí abriga importante porção de Mata Atlântica conservada e destacada da Serra do Mar. São 600 hectares em área terrestre e 301 hectares em área marinha. Localizado em São Vicente, com território densamente urbanizado, o parque preserva biomas, como ecossistema marinho, costão rochoso, praia arenosa, mata de restinga e mata de encosta.