IMESC realiza Mutirão de Curatela neste sábado
Em alusão ao Dia Mundial da Saúde, o Instituto e Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (IMESC), órgão vinculado à Secretaria de Justiça e da Defesa, realiza neste sábado (07/04) o primeiro Mutirão de Curatela do ano na unidade sede, localizado na Rua Barra Funda, nº 284, na capital. São mais de 430 agendamentos para este dia.
Uma equipe formada por 28 funcionários, sendo 13 do setor administrativo, 12 peritos, um assistente social e dois psicólogos, estará à disposição para o atendimento que acontecerá das 07h às 13h.
A curatela é o encargo deferido por lei a alguém capaz para zelar sobre os interesses de outrem que não tem capacidade para gerir os atos da própria vida, como indivíduos com determinadas deficiências. O laudo do perito é essencial no processo judicial para a concessão da curatela.
O IMESC
O IMESC também disponibiliza os serviços de exame de DNA para reconhecimento de vínculo genético e perícias médicas das mais diversas especialidades. Os exames são feitos por meio de pedidos judiciais.
É órgão é pioneiro na utilização de recursos da telemática para a prática preventiva do uso indevido de drogas no Brasil, por meio do Centro de Informações sobre Drogas (INFOdrogas). Colabora com a Universidade de São Paulo (USP) nas atividades docentes e de pesquisas referentes às matérias técnico-científicas.
Realiza perícias necessárias para o pagamento do Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre, o Seguro DPVAT, que desde 1974 indeniza vítimas de acidentes de trânsito por morte, invalidez permanente e reembolso de despesas médicas e hospitalares.
O Instituto realiza, ainda, perícias psiquiátricas em réus presos, cujos laudos auxiliam os juízes das varas criminais na decisão dos pedidos de progressão de pena. Também faz perícias para atestar abuso sexual e violência doméstica e exames para comprovação de erros médicos.
Desde 2015, passou a realizar também a exumação de cadáveres, permitindo a coleta de material genético em restos mortais para a realização de perícia de investigação de vínculo genético. Em média, são necessários apenas 45 dias para que ocorra a exumação e produzido o laudo. O IMESC é o único órgão público do Brasil a realizar esse tipo de exame.
Assessoria de Comunicação
Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania
Email: imprensa@justica.sp.gov.br
Tel.: (11) 3291-2612