Governo do Estado realiza visita ao Território Indígena em Avaí para conhecer demandas e apoiar iniciativas
Na terça-feira (18/06), representantes da Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC) e da Coordenadoria de Políticas para os Povos Indígenas (CPPI) realizaram uma visita ao Território Indígena Araribá, em Avaí. O objetivo era conhecer de perto a realidade da comunidade e viabilizar políticas públicas que fomentem iniciativas de geração de renda, melhoria das condições de moradia e fortalecimento da educação.
Participaram da visita o secretário da Justiça e Cidadania, Fábio Prieto, o secretário executivo, Raul Christiano, o coordenador da CPPI, cacique Cristiano Kiririndju, a prefeita de Avaí, Hellen Rodrigues, além de representantes da FDE – Fundação para o Desenvolvimento da Educação, Secretaria de Agricultura e Abastecimento, SEBRAE e FUNAI – Fundação Nacional dos Povos Indígenas.
Atualmente o Estado de São Paulo, contabiliza mais de 55 mil indígenas, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sendo 51 mil, cerca de 92% fora de suas aldeias. Para o secretário da Justiça e Cidadania, Fábio Prieto, o cenário reflete a importância de ações como essa e aproximação do poder público com os povos indígenas. “Precisamos potencializar as atividades agrícolas, pecuárias, os cursos profissionalizantes e de ensino superior, dentro dos territórios indígenas, e só vamos conseguir isso se dialogarmos com a população”.
Para o coordenador da CPPI, Cristiano Kiririndju, por muito tempo essas comunidades foram esquecidas e precisamos ouvir as demandas para buscarmos soluções conjuntas. “Sabemos que ainda temos um longo caminho pela frente, mas esse é um passo muito importante para que essas comunidades possam se desenvolver por meio de ações que valorizem a cultura e os modos de vida tradicionais deste povo”.
A cidade de Avaí, no centro-oeste paulista, é o município com o maior percentual de indígenas em relação à população total, segundo os dados do último censo realizado pelo IBGE, sendo 15,1% da população considerada indígena. A Terra Indígena Araribá, possui mais de 1.900,00 mil hectares de extensão, população de cerca de 645 pessoas, e predominância da etnia Terena, com membros Tupi-Guarani e Kaigang.