Coordenação para a Diversidade Sexual entrega certificado LGBTQ+ à cafeteria em Santos
A Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC), por meio da Coordenação de Políticas para a Diversidade Sexual (CPDS), entregou, na noite da última segunda-feira (2/10), o Certificado de Estabelecimento LGBTQ+ Friendly ao Tarantino Coffee N’ Geek, localizado no Shopping Balneário, em Santos. A honraria é uma forma de reconhecimento do Governo de SP à cafeteria por suas notáveis iniciativas em promover a inclusão, diversidade e respeito com a comunidade LGBTQ+ na Baixada Santista.
Na ocasião, o coordenador da CPDS, Rafael Calumby, ao lado da coordenadora de Direitos Humanos da SJC, Maísa Costa, e do assessor de gabinete da SJC, Marcos Paulo, esteve no local para dar apoio psicológico e jurídico para o estabelecimento que foi vítima de ataques homofóbicos no último dia 18 de setembro, quando uma mulher que passava em frente ao local teria se incomodado com uma bandeira com as cores do arco-íris na fachada do café e preferiu ofensas homofóbicas.
“Além de oferecer nosso apoio aos funcionários, proprietários e frequentadores da cafeteria, apresentamos a Lei Estadual 10.948/01, que fala sobre as penalidades a serem aplicadas à prática de discriminação em razão de orientação sexual, dar instruções sobre como fazer um Boletim de Ocorrência e entregar o Certificado de Estabelecimento LGBTQ+ Friendly, o primeiro concedido pela coordenação na Baixada Santista”, comentou Rafael.
Semana da Diversidade Sexual de Santos
No mesmo dia, Rafael Calumby participou da abertura oficial da 12ª Semana Municipal da Diversidade Sexual de Santos, no Teatro Rosinha Mastrângelo. O evento é promovido pela Coordenadoria da Diversidade (Codiver), ligada à Secretaria da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos (Semulher), Conselho Municipal das Políticas Públicas LGBT (ConLGBT) e Associação da Parada LGBT (APOLGBT) de Santos.
“Além de marcar presença para fortalecer o recém-criado Conselho Municipal dos Direitos LGBT+ do município, a iniciativa foi de extrema importância para apresentarmos a capacitação em EAD para o Acolhimento da População LGBT nos serviços públicos”, destacou Calumby.
A prefeita em exercício e Secretária da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos de Santos, Renata Bravo, falou da satisfação do trabalho desenvolvido pela prefeitura no desenvolvimento de políticas públicas voltadas à diversidade. “Quando prefeito, Rogério Santos, criou a Coordenadoria da Diversidade e foi um ganho muito grande, em termos de transformação de sociedade. Não basta apenas falar sobre o assunto, temos que agir”.