Secretaria da Justiça e Cidadania promove ação especial no CIC do Imigrante

Em alusão ao Dia Mundial do Refugiado, a Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC), por meio do Centro de Integração da Cidadania (CIC) do Imigrante, promoveu, nesta terça-feira (20/6), a ação Cidadania em Movimento voltada para os imigrantes e refugiados de São Paulo, na região da Barra Funda.

O evento teve como objetivo atender famílias de imigrantes e refugiados em situação de vulnerabilidade social. Foram oferecidos serviços de emissão de carteira de trabalho digital, cadastro para vagas de emprego, solicitação e renovação de protocolo de refúgio, regularização migratória, elaboração de currículo, atendimento jurídico, além de palestras, corte de cabelo, exame de hipertensão e diabetes, vacinação, brinquedos infláveis, e distribuição de cestas básicas, kits de higiene e roupas.

Representando o secretário da Justiça e Cidadania, Fábio Prieto, o secretário-executivo da Justiça e Cidadania, Raul Christiano, acompanhou pela manhã o início dos atendimentos e destacou a importância da ação. “É um evento que pulsa solidariedade. É um momento de acolhida em defesa da paz no mundo, pelo fim da intolerância e redução da opressão, para que as pessoas possam ter acesso à cidadania e viver com mais dignidade no nosso Estado”.

A iniciativa contou com o ônibus do Projeto Cidadania Itinerante, que ofereceu diversos serviços à população, entre eles, agendamento para 2.ª via do RG; emissão da 2.ª via das certidões de nascimento, casamento e óbito; CPF; título eleitoral, contas de consumo (água e luz), orientações sobre o Procon e Defensoria Pública; e encaminhamento para coordenações, programas e ouvidoria da SJC.

A ação ocorreu em parceria com a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), a Organização Internacional para as Migrações (OIM), a Federação das Associações Muçulmanas do Brasil (Fambras), o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), o Núcleo de Estudos sobre Migrações, Gênero e Direitos Humanos (NEMIGDHS), a Comissão dos Direitos dos Imigrantes e Refugiados da OAB/SP, a Cruz Vermelha, entre outros.

Governo do Estado de SP