Secretário da Justiça participa de evento em alusão ao Dia Internacional da Paz

 

O secretário da Justiça e Cidadania, Fernando José da Costa, participou na manhã desta terça-feira (21) da abertura da palestra “Reflexão sobre o Dia da Paz e sobre a Paz”, promovida pelo Fórum Inter-religioso para uma Cultura de Paz e Liberdade de Crença, em alusão ao Dia Internacional da Paz.

Durante sua saudação, Fernando José da Costa, parabenizou os envolvidos pela iniciativa e ressaltou que a Pasta é a grande guardiã dos direitos humanos das populações vulneráveis. “Independentemente da cor da nossa pele, do nosso credo, todos somos iguais e temos os mesmos direitos. Nós trabalhamos para buscar a harmonia, o diálogo e a melhoria da qualidade de vida das pessoas sem discriminação, sem intolerância. Estar hoje aqui, com diferentes segmentos religiosos reunidos,  é a prova que podemos viver com respeito e em paz”, concluiu.

Na sequência, o monge Ryozan Sensei explicou o significado do Dia Internacional da Paz, apresentou conceitos sobre Cultura de Paz,  e fez um breve relato sobre o Fórum.

Além do secretário da Justiça Fernando José da Costa, participaram do encontro a Secretária-geral do Fórum Inter-religioso, Vania Soares, a Deputada Estadual Damaris Moura, o Pai Evandro Fernandez, a Coordenadora- geral de Apoio aos Programa de Defesa da Cidadania, Deborah Malheiros, a Coordenadora de Políticas para a Mulher, Edna Martins, membros dos seguimentos religiosos que compõem o Fórum, e demais convidados.

 

Dia Internacional da Paz

O Dia Internacional da Paz, celebrado em 21 de setembro, foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1981. O objetivo da data é sensibilizar as pessoas para que promovam ações educativas visando a conscientização sobre a urgência de uma convivência pacífica em todas as esferas da vida e entre todos os povos.

Fórum Inter-religioso para uma Cultura de Paz e Liberdade de Crença

A Lei Estadual nº14.947/09 autorizou a Secretaria da Justiça e Cidadania a instituir, em caráter permanente, o Fórum Inter-religioso para uma Cultura de Paz e Liberdade de Crença e a Resolução SJDC-3 de 8/4/2016 instituiu o mesmo na SJC,

O Fórum tem 100 membros e reúne representantes do poder público estadual, do Tribunal de Justiça, do Ministério Público, da Defensoria Pública, de universidades, de organizações não governamentais, e de 30 segmentos religiosos.

O Fórum divulga permanentemente a campanha divulga permanentemente a campanha estadual de combate a intolerâncias religiosa “Respeitar o Próximo é Cultivar a Paz”, lançada em 2019 pelo Secretaria da Justiça e Cidadania.

Com a interlocução do Fórum, as cidades as cidades de Piracicaba, Guarujá e Limeira criaram Fóruns municipais. Os municípios de Sorocaba, Rio Claro e Arara estão em fase avançada para implementar espaços religiosos.  Estão em fase avançada para implementar espaços religiosos.

Além disso, a temática da liberdade religiosa e as ações da Pasta são divulgadas para docentes, funcionários de instituições de ensino, e empresas (público e privada), entre outros.

 

Pioneirismo do Estado

O Estado de São Paulo é pioneiro em adoção de políticas públicas de combate à intolerância religiosa.  A secretaria da Justiça, por meio da sua Ouvidoria, acolhe denúncias de intolerância religiosa.

Em 2020 foram recebidas 112 denúncias.  Entre janeiro a setembro de 2021: 145

 

CANAIS DE DENÚNCIA

Site da Secretaria da Justiça e Cidadania: www.justica.sp.gov.br

E-mail: ouvidoria@justica.sp.gov.br

Governo do Estado de SP